Exportar registro bibliográfico

A cor no cinema silencioso do Brasil (1913-1931): produção e linguagem (2014)

  • Autores:
  • Autor USP: SOARES, NATáLIA DE CASTRO - ECA
  • Unidade: ECA
  • Assuntos: CINEMA MUDO; CINEMA MUDO; COR (TÉCNICAS); TÉCNICA CINEMATOGRÁFICA
  • Palavras-chave do autor: Color techniques in silent cinema; Silent cinema; Silent cinema in Brazil; Técnicas de colorização no cinema
  • Idioma: Português
  • Resumo: Este trabalho se dispõe a investigar o uso da cor no cinema silencioso do Brasil. Para isso, toma como fontes documentais tanto objetos fílmicos remanescentes quanto documentação e bibliografia diversas existentes sobre o assunto. Um primeiro capítulo será dedicado aos processos de colorização existentes no cinema silencioso, de uma forma geral, e a questões técnicas e estéticas relacionadas a esses processos: o contexto histórico em que surgiram as técnicas de colorização no cinema, suas origens em meios diversos, as características dessas técnicas de colorização e sua presença nos mercados cinematográficos mais conhecidos, as questões suscitadas pelo uso da cor e seus desdobramentos. No segundo capítulo, tentaremos mapear nossa prática e nossas discussões acerca da cor nos filmes do período silencioso: quais são as informações acerca das técnicas que utilizamos e da real presença de filmes coloridos em nossas sessões cinematográficas e da cor nos filmes que estávamos produzindo? Como as questões colocadas internacionalmente ecoaram no Brasil e quais foram as questões específicas que surgiram aqui? No último capítulo, trataremos mais especificamente da análise de filmes de nossa filmografia, ou seja, dos materiais em nitrato de época colorizados ainda existentes e inspecionados para esta pesquisa. Levantaremos e discutiremos as técnicas de colorização e as funções do uso da cor encontradas nesta filmografia
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 02.10.2014
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SOARES, Natália de Castro. A cor no cinema silencioso do Brasil (1913-1931): produção e linguagem. 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-24112014-085256/. Acesso em: 16 abr. 2024.
    • APA

      Soares, N. de C. (2014). A cor no cinema silencioso do Brasil (1913-1931): produção e linguagem (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-24112014-085256/
    • NLM

      Soares N de C. A cor no cinema silencioso do Brasil (1913-1931): produção e linguagem [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 16 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-24112014-085256/
    • Vancouver

      Soares N de C. A cor no cinema silencioso do Brasil (1913-1931): produção e linguagem [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 16 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27161/tde-24112014-085256/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024