Consumo e modernização em anúncios autorreferenciais de agências de propaganda no Brasil dos anos 1950 (2014)
- Authors:
- Autor USP: CARRASCOZA, JOÃO LUÍS ANZANELLO - ECA
- Unidade: ECA
- DOI: 10.15603/2175-7755/cs.v36n1p205-227
- Subjects: PROPAGANDA; CONSUMO; ANÚNCIO PUBLICITÁRIO; AGÊNCIAS DE PROPAGANDA; LINGUAGEM PUBLICITÁRIA; ANÁLISE DO DISCURSO
- Language: Português
- Abstract: Neste artigo, apresentamos parte dos resultados finais da pesquisa “Ditos e não ditos da narrativa publicitária: modernização e consumo no Brasil dos anos 1950”, desenvolvida junto ao Centro de Altos Estudos da Escola Superior de Propaganda e Marketing (CAEPM). Temos como objetivo, no plano geral, estudar o discurso produzido pelas agências de propaganda para divulgar seus próprios serviços no período de urbanização do País e modernização de seu parque industrial, e, no plano específico, analisar o discurso publicitário (materializado na narrativa publicitária) e suas relações com o consumo (entendido, não unicamente como ato de compra, mas, sobretudo, como prática sociocultural então em franco desenvolvimento no Brasil). Deste modo, a partir de um corpus formado por anúncios autorreferenciais de agências de propaganda da referida época, buscamos mapear os sentidos atribuídos ao consumo e à modernização
- Imprenta:
- Publisher place: São Bernardo do Campo
- Date published: 2014
- Source:
- Título do periódico: Comunicação & Sociedade
- ISSN: 2175-7755
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 36, n. 1, p. 205-227, jul./dez. 2014
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
HOFF, Tania Marcia Cezar e CARRASCOZA, João Anzanello. Consumo e modernização em anúncios autorreferenciais de agências de propaganda no Brasil dos anos 1950. Comunicação & Sociedade, v. 36, n. 1, p. 205-227, 2014Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v36n1p205-227. Acesso em: 20 abr. 2024. -
APA
Hoff, T. M. C., & Carrascoza, J. A. (2014). Consumo e modernização em anúncios autorreferenciais de agências de propaganda no Brasil dos anos 1950. Comunicação & Sociedade, 36( 1), 205-227. doi:10.15603/2175-7755/cs.v36n1p205-227 -
NLM
Hoff TMC, Carrascoza JA. Consumo e modernização em anúncios autorreferenciais de agências de propaganda no Brasil dos anos 1950 [Internet]. Comunicação & Sociedade. 2014 ; 36( 1): 205-227.[citado 2024 abr. 20 ] Available from: https://doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v36n1p205-227 -
Vancouver
Hoff TMC, Carrascoza JA. Consumo e modernização em anúncios autorreferenciais de agências de propaganda no Brasil dos anos 1950 [Internet]. Comunicação & Sociedade. 2014 ; 36( 1): 205-227.[citado 2024 abr. 20 ] Available from: https://doi.org/10.15603/2175-7755/cs.v36n1p205-227 - A única riqueza é a vida
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Informações sobre o DOI: 10.15603/2175-7755/cs.v36n1p205-227 (Fonte: oaDOI API)
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