Comunicação publicitária na criação e potencialização de rituais de consumo: uma análise comparativa entre Brasil e Portugal (2014)
- Authors:
- USP affiliated authors: RODRIGUES, MARIA CLOTILDE PEREZ - ECA ; SATO, SILVIO KOITI - ECA
- Unidade: ECA
- Subjects: PROPAGANDA; CONSUMO
- Keywords: Rituais de consumo; Publicidade
- Agências de fomento:
- Language: Português
- Abstract: O presente artigo tem como objetivo discutir sobre a presença dos rituais de consumo na comunicação publicitária em diferentes contextos socioculturais. Para isso, realizamos um levantamento dos anúncios impressos veiculados na revista Caras em suas edições no Brasil e em Portugal, respeitando o mesmo período temporal. O objetivo foi identificar, classificar, analisar e interpretar de forma comparativa os rituais de consumo presentes nestas veiculações a partir dos pressupostos de McCracken (2003), atualizados por Trindade e Perez (2013). Verificamos que além de refletir os rituais de consumo presentes no cotidiano, tais como busca, uso, posse e descarte, a publicidade cria, naturaliza e potencializa novos rituais, ou diferimentos destes, a fim de fortalecer os vínculos de sentido com seus consumidores
- Imprenta:
- ISBN: 9788599790212
- Source:
- Título do periódico: Anais
- Conference titles: Congresso Internacional em Comunicação e Consumo
-
ABNT
SATO, Silvio e PEREZ, Clotilde. Comunicação publicitária na criação e potencialização de rituais de consumo: uma análise comparativa entre Brasil e Portugal. 2014, Anais.. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002657319.pdf. Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Sato, S., & Perez, C. (2014). Comunicação publicitária na criação e potencialização de rituais de consumo: uma análise comparativa entre Brasil e Portugal. In Anais. São Paulo: Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. Recuperado de https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002657319.pdf -
NLM
Sato S, Perez C. Comunicação publicitária na criação e potencialização de rituais de consumo: uma análise comparativa entre Brasil e Portugal [Internet]. Anais. 2014 ;[citado 2024 mar. 29 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002657319.pdf -
Vancouver
Sato S, Perez C. Comunicação publicitária na criação e potencialização de rituais de consumo: uma análise comparativa entre Brasil e Portugal [Internet]. Anais. 2014 ;[citado 2024 mar. 29 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002657319.pdf - Expressões da mobilidade na comunicação das marcas de telefonia celular de Angola, Brasil e Portugal
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