Exportar registro bibliográfico

Entre aprender e ensinar, supervisão de campo: possibilidade de palavras para ser, pertencer e multiplicar na atenção psicológica (2014)

  • Autores:
  • Autor USP: COSTA, ANA CLARA HERMOGENES - IP
  • Unidade: IP
  • Sigla do Departamento: PSA
  • Assuntos: PSICOLOGIA APLICADA; FENOMENOLOGIA; PRÁTICA PROFISSIONAL (PSICOLOGIA)
  • Palavras-chave do autor: Existential phenomenology; Fenomenologia existencial; Field supervision; Plantão psicológico; Prática psicológica em instituições; Psychological attendance; Psychological practice at institutions; Supervisão de campo
  • Idioma: Português
  • Resumo: Em 2007, a partir de um pedido da diretoria do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (HU-USP) ao Laboratório de Estudos e Prática em Psicologia e Fenomenologia Existencial (LEFE-PSA/IPUSP) por cuidado psicológico para as equipes de saúde do Pronto Socorro e Unidade de Terapia Intensiva, nasce o projeto de Atenção Psicológica nessa instituição. Diante deste pedido, um grupo composto por estagiários da graduação, supervisor de projeto e supervisor de campo adentrou o hospital pela perspectiva da cartografia clínica com objetivo de conhecer a demanda a partir dos atores institucionais. Mostrou-se emergente a necessidade de atenção psicológica não apenas para aos profissionais de saúde, mas aos demais atores da instituição (pacientes, familiares, vigilantes, auxiliares de serviços gerais, etc.). Neste contexto, surge o Plantão Psicológico como proposta interventiva. O plantão configura-se como um espaço de cuidado a partir da disponibilidade do plantonista colocada a serviço daquele que demanda por cuidado; é uma experiência clínica que se diferencia de outras modalidades pela peculiaridade de seu setting terapêutico ser a atitude clínica do plantonista: a sede do próprio plantão permite essa atenção acontecer nos mais diversos espaços e com duração variada. Essa experiência coloca os alunos em contato com uma realidade profissional de uma área ainda em construção quanto ao lugar do psicólogo como profissional de saúde no contexto hospitalar. A pesquisa oraapresentada volta-se para a supervisão de campo como prática clínico-pedagógica, buscando, por meio das experiências daqueles que participaram deste projeto e da Fenomenologia Existencial como via de significação, compreender o sentido de supervisão de campo no campo quanto ao cuidado com a formação clínica de psicólogos dentro de uma perspectiva que trabalha a ação psicológica em moldes não tradicionais da Psicologia. Pelo revisitar da experiência em entrevista reflexiva coletiva foi possível compreender a supervisão de campo como espaço de cuidado e elaboração inicial do sentido sentido no experienciar clínico, viabilizado pela relação entre plantonista e supervisor de campo no acontecer de um aprendizado em duas vias: plantonista que se aprende plantonista e supervisor de campo que se aprende supervisor de campo
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 11.04.2014
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      COSTA, Ana Clara Hermogenes. Entre aprender e ensinar, supervisão de campo: possibilidade de palavras para ser, pertencer e multiplicar na atenção psicológica. 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-25112014-113728/. Acesso em: 19 set. 2024.
    • APA

      Costa, A. C. H. (2014). Entre aprender e ensinar, supervisão de campo: possibilidade de palavras para ser, pertencer e multiplicar na atenção psicológica (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-25112014-113728/
    • NLM

      Costa ACH. Entre aprender e ensinar, supervisão de campo: possibilidade de palavras para ser, pertencer e multiplicar na atenção psicológica [Internet]. 2014 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-25112014-113728/
    • Vancouver

      Costa ACH. Entre aprender e ensinar, supervisão de campo: possibilidade de palavras para ser, pertencer e multiplicar na atenção psicológica [Internet]. 2014 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47131/tde-25112014-113728/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024