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Processo e práticas de comunicação em empresas públicas da esfera federal: análise das redes sociais digitais (2014)

  • Autores:
  • Autor USP: NASCIMENTO, LEBNA LANDGRAF DO - ECA
  • Unidade: ECA
  • Sigla do Departamento: CCA
  • Assuntos: COMUNICAÇÃO DIGITAL; COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL; REDES DE INFORMAÇÃO; EMPRESAS PÚBLICAS
  • Palavras-chave do autor: Comunicação pública; Deliberação e Corresponsabilidade; Deliberation and Co-responsibility; Digital social networks; Organizational communication; Public communication; Redes sociais digitais
  • Idioma: Português
  • Resumo: A sociedade contemporânea vivencia processos de comunicação mediados pelas plataformas digitais em nível local e global que alteraram profundamente as relações entre os diversos atores sociais. Após o surgimento da internet, os processos de comunicação deixam de privi-legiar os modelos lineares de disseminação de informação para ressaltar os processos de co-municação multidirecionais e interativos. Neste contexto, as redes sociais digitais tornaram-se poderosos canais de comunicação no Brasil. A partir deste novo comportamento comunicaci-onal, o objetivo desta pesquisa é compreender quais são os processos e as práticas de comuni-cação nas redes sociais digitais de cinco empresas públicas da esfera federal. Foi realizado um estudo empírico composto de análise de conteúdo sobre as mensagens institucionais e dos cidadãos nas fanpages das empresas da amostra e cinco entrevistas com os coordenadores de comunicação e com os responsáveis pelas redes sociais digitais destas empresas públicas. A partir dos resultados obtidos na análise dos dados, pode-se afirmar que as redes sociais digi-tais são relevantes canais de relacionamento entre as empresas públicas e os cidadãos porque facilitam o acesso às informações de interesse coletivo, com agilidade e baixo custo; incre-mentam a prestação de contas sobre as ações institucionais; possibilitam que as empresas públicas entendam as demandas que são explicitadas livremente pelos cidadãos e ainda incenti-vam os processos dialógicos eparticipativos. As empresas públicas, em sua maioria, buscam valorizar os processos dialógicos com os cidadãos para solucionar problemas imediatos ou debater temas de interesse coletivo. Ainda assim, o setor público carece de mecanismos para compreender as demandas dos cidadãos que surgem nas redes digitais e para utilizá-las na melhoria dos processos de comunicação e de gestão institucional
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 20.05.2014
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      NASCIMENTO, Lebna Landgraf do. Processo e práticas de comunicação em empresas públicas da esfera federal: análise das redes sociais digitais. 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-24112014-115815/. Acesso em: 26 abr. 2024.
    • APA

      Nascimento, L. L. do. (2014). Processo e práticas de comunicação em empresas públicas da esfera federal: análise das redes sociais digitais (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-24112014-115815/
    • NLM

      Nascimento LL do. Processo e práticas de comunicação em empresas públicas da esfera federal: análise das redes sociais digitais [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 26 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-24112014-115815/
    • Vancouver

      Nascimento LL do. Processo e práticas de comunicação em empresas públicas da esfera federal: análise das redes sociais digitais [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 26 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-24112014-115815/

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