Os múltiplos sentidos da cena midiática contemporânea (2013)
- Autores:
- Autores USP: RODRIGUES, MARIA CLOTILDE PEREZ - ECA ; SATO, SILVIO KOITI - ECA
- Unidade: ECA
- Assuntos: MEIOS DE COMUNICAÇÃO; PROPAGANDA; NOVAS TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO; TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO; COMUNICAÇÃO
- Palavras-chave do autor: Mídia; Publicidade; Esferas; Rede antropotécnica
- Idioma: Português
- Resumo: O presente artigo pretende refletir sobre a evolução da mídia ao longo do tempo e as principais tendências que impactam a comunicação contemporânea. Destacamos questões relacionadas à problemática do cenário midiático na atualidade e apresentamos um caminho para o entendimento da evolução histórica da mídia baseado na metáfora das esferas de Peter Sloterdijk (1998, 1999, 2004), centrado num processo que se inicia na bolha familiar e individual, caminha para o grande globo mundial e chega ao ambiente fragmentado e múltiplo das microbolhas que formam a espuma na qual vivemos, de forma fugaz e impermanente. O grande desafio é viver a familiaridade da bolha de modo que tenhamos forças para enfrentar as “provocações” do mundo global e a volatilidade da vida contemporânea nas espumas. Assim, chegamos à evolução da questão midiática, lançando nossos esforços investigativos ao entendimento da questão sobre “o que a pessoas fazem com as mídias” e não nos limitando à crítica tradicional à manipulação das mídias no sentido de “o que as mídias fazem com as pessoas”
- Imprenta:
- Fonte:
-
ABNT
PEREZ, Clotilde e SATO, Silvio. Os múltiplos sentidos da cena midiática contemporânea. Tríade, v. 1, n. 2, p. 279-291, 2013Tradução . . Disponível em: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002654876.pdf. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Perez, C., & Sato, S. (2013). Os múltiplos sentidos da cena midiática contemporânea. Tríade, 1( 2), 279-291. Recuperado de https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002654876.pdf -
NLM
Perez C, Sato S. Os múltiplos sentidos da cena midiática contemporânea [Internet]. Tríade. 2013 ; 1( 2): 279-291.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002654876.pdf -
Vancouver
Perez C, Sato S. Os múltiplos sentidos da cena midiática contemporânea [Internet]. Tríade. 2013 ; 1( 2): 279-291.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002654876.pdf - Expressões da mobilidade na comunicação das marcas de telefonia celular de Angola, Brasil e Portugal
- Telefonia móvel e o estímulo ao movimento: expressões da cultura da mobilidade
- Comunicação publicitária na criação e potencialização de rituais de consumo: uma análise comparativa entre Brasil e Portugal
- Há vida sem Zara: reflexões sobre consumo, moda e publicidade
- Secondness as a way of sustaining a digital brand: semiotic analysis of Nubank’s NuSócios campaign
- Do imperativo ao interrogativo: perguntas e respostas na comunicação publicitária
- Juventude, tecnologia e inovação: uma construção mítica na contemporaneidade
- Mobilidade, comunicação e consumo: expressões da telefonia celular em Angola, Brasil e Portugal
- Evolução dos significados das marcas: da telefonia celular aos serviços convergentes de telecomunicações
- As expressões da mobilidade na comunicação das marcas de telefonia celular no Brasil
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas