Treinamento breve de consciência fonológica: impacto sobre a alfabetização (2013)
- Autores:
- Autor USP: SANTOS, PATRICIA LEILA DOS - FMRP
- Unidade: FMRP
- Assuntos: CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA; ALFABETIZAÇÃO; APRENDIZAGEM
- Idioma: Português
- Resumo: OBJETIVO: O objetivo deste trabalho foi avaliar o impacto de um treinamento de consciência fonológica breve sobre o processo de alfabetização. MÉTODO: Foram avaliados, por meio do Raven, TDE e CONFIAS, 47 alunos de primeira série, sendo que 23 receberam o treinamento e 24 formaram o grupo controle. O treinamento incluiu atividades de rima, aliteração, consciência de palavras, de sílabas e de fonemas. RESULTADOS: Após a intervenção, observou-se melhora de desempenho em leitura e escrita nos dois grupos. Os resultados do CONFIAS demonstraram melhora significativa do grupo experimental em consciência silábica (t=2,662; p=0,011) e consciência fonológica (t=2,460; p=0,018). CONCLUSÕES: Conclui-se que o treinamento breve aplicado teve efeito positivo, especialmente sobre o desenvolvimento de consciência fonológica, o que pode beneficiar o aprendizado de leitura e escrita
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista Psicopedagogia
- ISSN: 0103-8486
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 30, n. 93, p. 189-200, 2013
-
ABNT
NOVAES, Carolina Bernardi de e MISHIMA, Fabíola e SANTOS, Patricia Leila dos. Treinamento breve de consciência fonológica: impacto sobre a alfabetização. Revista Psicopedagogia, v. 30, n. 93, p. 189-200, 2013Tradução . . Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Novaes, C. B. de, Mishima, F., & Santos, P. L. dos. (2013). Treinamento breve de consciência fonológica: impacto sobre a alfabetização. Revista Psicopedagogia, 30( 93), 189-200. -
NLM
Novaes CB de, Mishima F, Santos PL dos. Treinamento breve de consciência fonológica: impacto sobre a alfabetização. Revista Psicopedagogia. 2013 ; 30( 93): 189-200.[citado 2024 abr. 23 ] -
Vancouver
Novaes CB de, Mishima F, Santos PL dos. Treinamento breve de consciência fonológica: impacto sobre a alfabetização. Revista Psicopedagogia. 2013 ; 30( 93): 189-200.[citado 2024 abr. 23 ] - Riscos, recursos e fatores de proteção associados ao baixo e alto rendimento acadêmico: um estudo comparativo
- Perfil demográfico e de desempenho acadêmico de crianças ingressantes na 1ª série do ensino fundamental de 9 anos
- Promoção de saúde na escola: oficinas e atividades para estimular a aprendizagem, socialização, saúde e cidadania
- Avaliando o funcionamento familiar através da Escala de Avaliação da Coesão e Adaptabilidade Familiar (FACES IV)
- Características do atendimento psicológico oferecido a crianças e adolescentes no núcleo de saúde mental do CSE da FMRP-USP
- Problemas de sáude mental de crianças e adolescentes atendidos em um serviço público de psicologia infantil
- Promoção de saúde na escola: oficinas e atividades para estimular a aprendizagem, socialização, saúde e cidadania
- Atividades físicas e de lazer e seu impacto sobre a cognição no envelhecimento
- Impacto de um treinamento de consciência fonológica de curta duração
- Reported morbidity, vaccination status and access to health services in early childhood
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas