Exportar registro bibliográfico

Processos criativos em Geografia: metodologia e avaliação para a sala de aula em instalações geográficas (2014)

  • Autores:
  • Autor USP: RIBEIRO, EMERSON - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLG
  • Assunto: GEOGRAFIA (ENSINO)
  • Palavras-chave do autor: Avaliação; Ensino de geografia; Evaluation; Formação; Geographic installation; Geography teaching; Instalação geográfica
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esta pesquisa realiza-se diante do processo de construção do conhecimento. Tratase de uma metodologia e avaliação para a sala de aula em instalações geográficas, aplicada no estágio supervisionado para a formação de professores na Universidade Regional do Cariri (URCA), Ceará. Para o ensino de Geografia definimos a instalação geográfica como uma forma de representação de um conteúdo geográfico pesquisado e trabalhado criativamente com signos e símbolos aplicados sobre materiais produzidos ou não pelo homem. Essa instalação pode ser montada na escola/universidade ou para além de seus muros atingindo uma dimensão social. A instalação também é uma forma de expressão artístico-geográfica que ao ser trabalhada no Ensino de Geografia, integrada aos conceitos geográficos e ao currículo, pode apresentar como um eixo importante para processo de avaliação de ensino e aprendizagem. Tendo a pesquisa e a criatividade como elementos essenciais para a formação de professores em geografia, a necessidade de pensar a educação e novas práticas pedagógicas em geografia atravessa os caminhos da pesquisa, como da prática levando o aluno a um exercício didático pedagógico, criativo geográfico e artístico para uma possível transformação do professor do aluno e da sala de aula
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 25.02.2014
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      RIBEIRO, Emerson. Processos criativos em Geografia: metodologia e avaliação para a sala de aula em instalações geográficas. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-02072014-132435/. Acesso em: 19 set. 2024.
    • APA

      Ribeiro, E. (2014). Processos criativos em Geografia: metodologia e avaliação para a sala de aula em instalações geográficas (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-02072014-132435/
    • NLM

      Ribeiro E. Processos criativos em Geografia: metodologia e avaliação para a sala de aula em instalações geográficas [Internet]. 2014 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-02072014-132435/
    • Vancouver

      Ribeiro E. Processos criativos em Geografia: metodologia e avaliação para a sala de aula em instalações geográficas [Internet]. 2014 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8136/tde-02072014-132435/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024