Análise do desempenho motor de crianças com indicativos do transtorno do desenvolvimento de coordenação nos padrões fundamentais de movimento arremessar e chutar (2014)
- Autor:
- Autor USP: OLIVEIRA, JORGE ALBERTO DE - EEFE
- Unidade: EEFE
- DOI: 10.11606/T.39.2014.tde-02102023-084747
- Assuntos: DESENVOLVIMENTO MOTOR; COORDENAÇÃO MOTORA; EDUCAÇÃO FÍSICA
- Idioma: Português
- Resumo: O propósito deste estudo foi analisar o desempenho motor de crianças com indicativo do transtorno do desenvolvimento da coordenação nos padrões fundamentais de movimento arremessar e chutar. Sabe-se que, a criança com TDC caracteriza-se por um prejuízo acentuado na aprendizagem e execução de habilidades motoras coordenadas em relação à idade cronológica, que interfere significativa e persistentemente nas atividades da vida diária e repercutem no rendimento escolar, atividades acadêmicas, profissionais e até no momento de lazer e diversão. Assim torna-se fundamental compreender como uma criança com indicativos do TDC (ITDC) se desenvolve. Para tanto, 23 crianças de ambos os sexos formaram dois grupos ITDC com 11 crianças (6 meninas; 5 meninos), média 9,06 anos de idade, e o grupo DT com 12 crianças (6 meninas; 6 meninos), média de 9,15 anos de idade. Os grupos foram constituídos a partir das respostas do questionário DCDQ pelos pais e os percentis da realização do Teste MABC-2. A partir desse momento, as crianças foram filmadas executando seis tentativas dos PFM arremessar e chutar. As variávies consideradas foram: análise por configuração tottal do corpo, por componentes e variáveis cinemáticas. Os resultados indicaram que não houve diferença estatística intergrupos nos dois PFMs para análise config. total do corpo, sendo que, 8 crianças do grupo ITDC se encontravam no estágio primitivo e 6 crianças do DT no estágio intermediário. Para análise dos 5 componentes do PFM arremessar também não houve diferença estatística e as crianças se encontravam em sua maioria nos estágios primitivos ou intermediário. Para análise do PFM chutar, houve diferença estatística intergrupos confirmadas pelo teste de U de Mann-Whitney nos 3 componentes; 1) ação dos braços, zajustado= -2,95; p=0,003, no grupo ITDC 7 crianças estavam no estágio primitivo e 6 crianças do DT no estágio avançado; (Continua)(Continuação) 2) ação do tronco, zajustado= -2,48; p=0,01, 8 crianças estavam no estágio primitivo e 7 no intermediário; 3) na ação das pernas/pé, zajustado= -2,73; p= 0,006; 7 crianças no estágio intermediário e 6 no estágio avançado. Para análise das variáveis cinemáticas não foram encontradas diferenças estatísticas entre grupos nos dois PFMs, exceto na variável velocidade angular do cotovelo no PFM arremessar. Em conclusão, não houve diferença intergrupos nos dosi PFMs na análise config. total do corpo e para análise por componentes houve diferença somente intergrupos na ação do antebraço do PFM arremessar e nos demais componentes dos dois PFM não houveram diferenças. Ambos os grupos estavam abaixo do nível de desempenho esperado para idade em todas as análises realizadas
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- Data da defesa: 00.00.2014
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ABNT
OLIVEIRA, Jorge Alberto de. Análise do desempenho motor de crianças com indicativos do transtorno do desenvolvimento de coordenação nos padrões fundamentais de movimento arremessar e chutar. 2014. Tese (Livre Docência) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/39/tde-02102023-084747/. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Oliveira, J. A. de. (2014). Análise do desempenho motor de crianças com indicativos do transtorno do desenvolvimento de coordenação nos padrões fundamentais de movimento arremessar e chutar (Tese (Livre Docência). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/39/tde-02102023-084747/ -
NLM
Oliveira JA de. Análise do desempenho motor de crianças com indicativos do transtorno do desenvolvimento de coordenação nos padrões fundamentais de movimento arremessar e chutar [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/39/tde-02102023-084747/ -
Vancouver
Oliveira JA de. Análise do desempenho motor de crianças com indicativos do transtorno do desenvolvimento de coordenação nos padrões fundamentais de movimento arremessar e chutar [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/livredocencia/39/tde-02102023-084747/ - Desenvolvimento humano comparado: uma abordagem desenvolvimentista
- Motor profile of children with attention deficit hyperactivity disorder, combined type
- Attention Deficit Hyperactivity Disorder and motor impairment: a critical review
- Motor development of children with attention deficit hyperactivity disorder
- Attention deficit hyperactivity disorder and developmental coordination disorder: Two separate disorders or do they share a common etiology
- Physical fitness in children with and without Developmental Coordination Disorder
- Estado de desenvolvimento no padrão fundamental de movimento arremessar frente a variações numa restrição da tarefa
- Mudança no estado de desenvolvimento motor de idosos frente a modificações no objetivo da tarefa
- Conhecer para aplicar: uma abordagem a partir da análise ecológica da tarefa motora
- The relationship between motor skills, ADHD symptoms, and childhood body weight
Informações sobre o DOI: 10.11606/T.39.2014.tde-02102023-084747 (Fonte: oaDOI API)
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