A supervisão como processo educativo: construindo o paradigma de redução de danos emancipatória com uma equipe de CAPS-AD (2014)
- Autores:
- Autor USP: SOARES, CASSIA BALDINI - EE
- Unidade: EE
- DOI: 10.4322/cto.2014.040
- Assuntos: EDUCAÇÃO EM SAÚDE; SAÚDE PÚBLICA; SAÚDE MENTAL; REDUÇÃO DO DANO; TRANSTORNOS RELACIONADOS AO USO DE SUBSTÂNCIAS
- Idioma: Português
- Resumo: Introdução: O consumo contemporâneo de drogas ocupa lugar de destaque nas políticas públicas e na mídia. Diferentes formas de enfrentar a problemática vêm se apresentando, sendo uma delas a Redução de Danos Emancipatória, um movimento social antiproibicionista baseado no desenvolvimento de crítica sobre a realidade a fim de transformá-la. Objetivo: Discutir processo de supervisão em um Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e outras Drogas, CAPS-AD de uma cidade do estado de São Paulo com a finalidade de transformar as práticas da equipe de saúde, refletindo sobre o processo de produção em saúde e os processos de trabalho. Método: Compreendeu-se a supervisão como processo educativo emancipatório, utilizando-se o referencial teórico da Saúde Coletiva. Seis encontros foram realizados com a equipe do serviço. Resultados: A supervisão configurou-se como processo educativo crítico, visando à emancipação dos usuários e trabalhadores do serviço. Discussão: O processo de supervisão pautado no referencial crítico possibilitou o desenvolvimento de práticas da equipe de saúde fundamentadas na Redução de Danos Emancipatória
- Imprenta:
- Local: São Carlos
- Data de publicação: 2014
- Fonte:
- Título do periódico: Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar
- ISSN: 0104-4931
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 22, n. 1, sup. esp., p. 153-159, 2014
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
-
ABNT
CORDEIRO, Luciana e GODOY, Aline e SOARES, Cassia Baldini. A supervisão como processo educativo: construindo o paradigma de redução de danos emancipatória com uma equipe de CAPS-AD. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, v. 22, n. 1, p. 153-159, 2014Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.4322/cto.2014.040. Acesso em: 05 maio 2024. -
APA
Cordeiro, L., Godoy, A., & Soares, C. B. (2014). A supervisão como processo educativo: construindo o paradigma de redução de danos emancipatória com uma equipe de CAPS-AD. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar, 22( 1), 153-159. doi:10.4322/cto.2014.040 -
NLM
Cordeiro L, Godoy A, Soares CB. A supervisão como processo educativo: construindo o paradigma de redução de danos emancipatória com uma equipe de CAPS-AD [Internet]. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. 2014 ; 22( 1): 153-159.[citado 2024 maio 05 ] Available from: https://doi.org/10.4322/cto.2014.040 -
Vancouver
Cordeiro L, Godoy A, Soares CB. A supervisão como processo educativo: construindo o paradigma de redução de danos emancipatória com uma equipe de CAPS-AD [Internet]. Cadernos de Terapia Ocupacional da UFSCar. 2014 ; 22( 1): 153-159.[citado 2024 maio 05 ] Available from: https://doi.org/10.4322/cto.2014.040 - Oficinas de discussão: uma proposta educativa em saúde como instrumento para a intersetorialidade
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Informações sobre o DOI: 10.4322/cto.2014.040 (Fonte: oaDOI API)
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