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A pedagogia universitária e suas relações com as políticas institucionais para a formação de professores da educação superior (2014)

  • Authors:
  • Autor USP: TORRES, ALDA ROBERTA - FE
  • Unidade: FE
  • Subjects: DIDÁTICA; PRÁTICA DE ENSINO; ENSINO (TEORIA)
  • Keywords: Formação de professor; Institutional policies; Pedagogia universitária; Políticas institucionais; Teacher training; University Pedagogy
  • Language: Português
  • Abstract: A pesquisa apresentada tem como objetivo geral analisar a Pedagogia Universitária e suas relações com as políticas institucionais para formação de professores da Educação Superior com vista à constituição de seu campo de conhecimento. A questão central observa como o campo de conhecimento da Pedagogia Universitária se constitui e se relaciona com as políticas institucionais para a formação de professores da Educação Superior. Como objetivos específicos, busca-se analisar as concepções de formação subjacentes aos programas e espaços formativos oferecidos pelas instituições; estudar a relação entre a formação e o desenvolvimento profissional docente; compreender as motivações e legitimidades que levam as instituições a oferecer esses programas e espaços formativos; e conhecer suas estrutura e organização. Privilegiamos a fecundidade do movimento e da mudança na apreensão do objeto de pesquisa com aproximação ao método dialético, realizando a análise de conteúdo a partir de Bardin (2011). Nossas abordagens epistemológica e metodológica nos conduziram a trabalhar com as categorias analíticas: Universidade, Pedagogia Universitária e Políticas de formação de professores para a Educação Superior, amalgamando-as com as categorias temáticas apreendidas do campo empírico: Política, Cotidiano e Espaço. Sustentando nosso estudo, recorremos às contribuições de Vázquez (2011), Kosik (1976), Santos, M. (2012a 2012b), Heller (2008), Bobbio (2000), Demo (1994), Veiga (2006, 2012), Cunha, M.I. (2006, 2010), Pimenta (1998), Almeida (2006, 2011, 2012), Almeida e Pimenta (2009) e Pimenta e Almeida (2011). Os dados revelaram que a Pedagogia Universitária é um campo de conhecimento profícuo e em expansão que contribui na proposição de políticas institucionais de formação de professores da Educação Superior, sobretudo quando se trata da formação pedagógica. Contudo, nesse cenário, as instituições desenvolvem a formação de professores através de ações, programas e espaços formativos tensionados pela ausência de políticas estatais contributivas para o delineamento do perfil do professor da Educação Superior. Nesses espaços e programas, a concepção de formação subjacente resvala na formação permanente e continuada vinculada ao desenvolvimento profissional docente. Porém, essas concepções convivem paritariamente com noções da formação tradicional e técnica, nas quais a didática aparece como o domínio de ferramentas para ensinar, além desta ser confundida com a pedagogia. As relações entre a formação e o desenvolvimento profissional docente ainda não são realidade concreta, nos programas e espaços formativos investigados, pois as instituições têm seus programas centrados nas necessidades institucionais e pouco contemplam as fases da carreira docente. As motivações e legitimidades desses programas estão relacionadas às demandas oriundas do contexto de mudanças, especialmente a expansão da Educação Superior. Ademais, as instituições se empenham em promover a participaçãodo professor no estabelecimento desses programas estruturados e organizados, privilegiando a reflexão coletiva sobre as práticas desenvolvidas no cotidiano das instituições e no dia a dia da sala de aula
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 17.03.2014
  • Acesso à fonte
    How to cite
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    • ABNT

      TORRES, Alda Roberta. A pedagogia universitária e suas relações com as políticas institucionais para a formação de professores da educação superior. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01102014-135153/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Torres, A. R. (2014). A pedagogia universitária e suas relações com as políticas institucionais para a formação de professores da educação superior (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01102014-135153/
    • NLM

      Torres AR. A pedagogia universitária e suas relações com as políticas institucionais para a formação de professores da educação superior [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01102014-135153/
    • Vancouver

      Torres AR. A pedagogia universitária e suas relações com as políticas institucionais para a formação de professores da educação superior [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-01102014-135153/

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