Rating de crédito corporativo: revisão da literatura e oportunidades para pesquisa no cenário brasileiro (2014)
- Autores:
- Autor USP: MURCIA, FERNANDO DAL-RI - FEA
- Unidade: FEA
- DOI: 10.11132/rea.2013.773
- Assuntos: CRÉDITO; MERCADO DE CAPITAIS
- Idioma: Português
- Resumo: O objetivo deste trabalho é apresentar uma revisão da literatura acerca do tema rating de crédito corporativo. Para isso, são revisadas as pesquisas empíricas publicadas em periódicos nacionais e internacionais sobre o tema. A análise dos trabalhos encontra-se dividida nas duas grandes vertentes de pesquisa na área: (i) a que estuda os fatores determinantes do rating; e (ii) a que estuda o impacto nas cotações de ações de empresas. As análises evidenciam que a grande maioria de estudos sobre os determinantes utilizaram o modelo probit ordinal, sendo que as principais variáveis que influenciam o rating de crédito são: rentabilidade, endividamento, liquidez e tamanho. Já os estudos sobre o impacto dos anúncios de rating sobre o preço das ações utilizam estudos de evento, sendo que grande parte deles encontrou que os downgrades são mais significativos que os upgrades, evidenciando um impacto assimétrico brasileiro dos anúncios de rating no mercado. A presente pesquisa visa a contribuir para a literatura existente à medida que sistematiza o conhecimento científico e fornece um guia para futuros autores, interessados em desenvolver trabalhos na linha de pesquisa. Adicionalmente, são apresentadas oportunidades para o desenvolvimento de estudos no mercado brasileiro, levando em conta as especificidades locais
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista de Economia e Administração
- ISSN: 1676-7608
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 13, n. 1, p. 54-96, jan./mar. 2014
- Este periódico é de assinatura
- Este artigo NÃO é de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: closed
-
ABNT
MURCIA, Flávia Cruz de Souza e MURCIA, Fernando Dal-Ri e BORBA, José Alonso. Rating de crédito corporativo: revisão da literatura e oportunidades para pesquisa no cenário brasileiro. Revista de Economia e Administração, v. 13, n. ja/mar. 2014, p. 54-96, 2014Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.11132/rea.2013.773. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Murcia, F. C. de S., Murcia, F. D. -R., & Borba, J. A. (2014). Rating de crédito corporativo: revisão da literatura e oportunidades para pesquisa no cenário brasileiro. Revista de Economia e Administração, 13( ja/mar. 2014), 54-96. doi:10.11132/rea.2013.773 -
NLM
Murcia FC de S, Murcia FD-R, Borba JA. Rating de crédito corporativo: revisão da literatura e oportunidades para pesquisa no cenário brasileiro [Internet]. Revista de Economia e Administração. 2014 ; 13( ja/mar. 2014): 54-96.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.11132/rea.2013.773 -
Vancouver
Murcia FC de S, Murcia FD-R, Borba JA. Rating de crédito corporativo: revisão da literatura e oportunidades para pesquisa no cenário brasileiro [Internet]. Revista de Economia e Administração. 2014 ; 13( ja/mar. 2014): 54-96.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.11132/rea.2013.773 - Receitas
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Informações sobre o DOI: 10.11132/rea.2013.773 (Fonte: oaDOI API)
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