Association between language development and auditory processing disorders (2014)
- Autores:
- Autores USP: VENTURA, DORA SELMA FIX - IP ; LOPES, DEBORA MARIA BEFI - FM ; SCHOCHAT, ELIANE - FM
- Unidades: IP; FM
- DOI: 10.1016/j.bjorl.2014.01.002
- Assuntos: PERCEPÇÃO AUDITIVA; PERCEPÇÃO DA FALA; DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM (ANORMALIDADES)
- Idioma: Inglês
- Resumo: INTRODUÇÃO: Entender como os estímulos acústicos são processados ao longo da via auditiva é fundamental para compreender os processos que subjazem à comunicação humana normal e alterada. OBJETIVO: Investigar o desempenho e efeitos de lateralidade na avaliação do processamento auditivo em crianças com distúrbio específico de linguagem (DEL), comparando os resultados obtidos aos encontrados em crianças com transtorno de processamento auditivo (TPA) e desenvolvimento típico (DT). MATERIAL E MÉTODO: Estudo Prospectivo. 75 crianças (6-12 anos), divididas em três grupos (25 crianças com DEL, 25 crianças com TPA e 25 crianças em DT), foram submetidas aos seguintes testes: Teste de Figura com Ruído, Teste Dicótico de Dígitos e Teste de Padrão de Frequência. RESULTADO: Os efeitos de lateralidade foram observados apenas no grupo DEL, sendo o desempenho na orelha esquerda inferior ao apresentado na orelha direita. Na comparação intergrupos, o desempenho dos grupos TPA e DEL foi significativamente inferior ao observado no grupo DT para todos os testes. Além disso, observamos nas crianças do grupo DEL um desempenho inferior às do grupo TPA. CONCLUSÃO: Este estudo constatou o processamento ineficiente de componentes cruciais de sons e o efeito de lateralidade em crianças com DEL. Esses achados evidenciam que os processos neurais que subjazem ao processamento auditivo são diferentes entre alterações de processamento auditivo e alterações de fala
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Brazilian Journal of Otorhinolaryngology
- ISSN: 1808-8694
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 80, n. 3, p. 231-236, 2014
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc-nd
-
ABNT
ROCHA-MUNIZ, Caroline Nunes et al. Association between language development and auditory processing disorders. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, v. 80, n. 3, p. 231-236, 2014Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.01.002. Acesso em: 19 set. 2024. -
APA
Rocha-Muniz, C. N., Zachi, E. C., Teixeira, R. A. A., Ventura, D. S. F., Befi-Lopes, D. M., & Schochat, E. (2014). Association between language development and auditory processing disorders. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology, 80( 3), 231-236. doi:10.1016/j.bjorl.2014.01.002 -
NLM
Rocha-Muniz CN, Zachi EC, Teixeira RAA, Ventura DSF, Befi-Lopes DM, Schochat E. Association between language development and auditory processing disorders [Internet]. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology. 2014 ; 80( 3): 231-236.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.01.002 -
Vancouver
Rocha-Muniz CN, Zachi EC, Teixeira RAA, Ventura DSF, Befi-Lopes DM, Schochat E. Association between language development and auditory processing disorders [Internet]. Brazilian Journal of Otorhinolaryngology. 2014 ; 80( 3): 231-236.[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2014.01.002 - Investigation of auditory processing disorder and language impairment using the speech-evoked auditory brainstem response
- Efficacy of Auditory Training Using the Auditory Brainstem Response to Complex Sounds: Auditory Processing Disorder and Specific Language Impairment
- Mismatch negativity in children with specific language impairment and auditory processing disorder
- Sensitivity, specificity and efficiency of speech-evoked ABR
- Avaliação eletroacústica e eletrofisiológica em crianças com distúrbio específico de linguagem
- Processamento linguístico e processamento auditivo temporal em crianças com distúrbio específico de linguagem
- Percepção de fala em perdas auditivas neurossensoriais
- Processamento auditivo central: manual de avaliação
- Resposta de latência média em crianças e adolescentes normo-ouvintes
- Auditory training and cognitive functioning in adult with traumatic brain injury
Informações sobre o DOI: 10.1016/j.bjorl.2014.01.002 (Fonte: oaDOI API)
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