Perfil linguístico, familial e do gênero de escolares com diagnóstico de dislexia de uma clínica escola (2014)
- Authors:
- Autor USP: CRENITTE, PATRICIA ABREU PINHEIRO - FOB
- Unidade: FOB
- DOI: 10.1590/1982-0216201414612
- Subjects: DISLEXIA; LINGUAGEM; APRENDIZAGEM
- Language: Português
- Abstract: Objetivo: traçar o perfil dos pacientes com diagnóstico de dislexia quanto ao gênero, recorrência familial para distúrbios da comunicação ou dificuldade escolar, presença de alteração de linguagem oral e quanto à presença de alteração nas habilidades de memória de trabalho fonológica, memória visual e consciência fonológica na primeira avaliação fonoaudiológica, por meio da análise de prontuários de indivíduos. Métodos: foi realizado um estudo transversal retrospectivo por meio de análise de prontuários dos últimos dez anos, no período de 2001 a 2011, em que foram investigadas as histórias clínicas e a primeira avaliação interdisciplinar de pacientes diagnosticados com dislexia. Resultados: por meio de uma amostra de 23 prontuários, foi verificado que 82% dos pacientes pertencem a indivíduos do gênero masculino; 60,9% possuíam recorrência familial quanto à presença de familiares com distúrbios da comunicação ou dificuldades escolares; 47,8% dos escolares com diagnóstico de dislexia relataram sofrer de algum tipo de alteração de linguagem oral; 82,6% dos pesquisados possuíam alteração de memória de trabalho fonológica; 82,6% de consciência fonológica e 39,1% de memória visual. Conclusão: o perfil dos pacientes diagnosticados com dislexia, na Clínica Escola da instituição de origem, se caracteriza, preferencialmente pelo gênero masculino, pela presença de recorrência familial para distúrbios da comunicação ou dificuldades escolares e por apresentarem alteração de memória de trabalho fonológica e consciência fonológica durante a primeira avaliação fonoaudiológica.
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Revista CEFAC
- ISSN: 1516-1846
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 16, n. 2, p. 463-471, mar./abr. 2014
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
SILVA, Nathane Sanches Marques e CRENITTE, Patrícia Abreu Pinheiro. Perfil linguístico, familial e do gênero de escolares com diagnóstico de dislexia de uma clínica escola. Revista CEFAC, v. 16, n. 2, p. 463-471, 2014Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-0216201414612. Acesso em: 17 abr. 2024. -
APA
Silva, N. S. M., & Crenitte, P. A. P. (2014). Perfil linguístico, familial e do gênero de escolares com diagnóstico de dislexia de uma clínica escola. Revista CEFAC, 16( 2), 463-471. doi:10.1590/1982-0216201414612 -
NLM
Silva NSM, Crenitte PAP. Perfil linguístico, familial e do gênero de escolares com diagnóstico de dislexia de uma clínica escola [Internet]. Revista CEFAC. 2014 ; 16( 2): 463-471.[citado 2024 abr. 17 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1982-0216201414612 -
Vancouver
Silva NSM, Crenitte PAP. Perfil linguístico, familial e do gênero de escolares com diagnóstico de dislexia de uma clínica escola [Internet]. Revista CEFAC. 2014 ; 16( 2): 463-471.[citado 2024 abr. 17 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1982-0216201414612 - Conhecimento dos professores do ensino fundamenteal sobre a gagueira
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Informações sobre o DOI: 10.1590/1982-0216201414612 (Fonte: oaDOI API)
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