As possibilidades da docência para além da (in)disciplina escolar (2014)
- Authors:
- USP affiliated authors: DOMINGUEZ, CELI RODRIGUES CHAVES - EACH ; VIVIANI, LUCIANA MARIA - EACH ; CAZETTA, VALÉRIA - EACH
- Unidade: EACH
- Subjects: FORMAÇÃO DE PROFESSORES; CIÊNCIA (ENSINO); SABERES DO DOCENTE; CULTURA ESCOLAR; DISCIPLINA NA SALA DE AULA
- Language: Português
- Abstract: Nesse artigo abordamos uma das atividades realizadas por futuros professores de Ciências na graduação em Licenciatura em Ciências da Natureza da EACH-USP. Os estagiários acompanharam todas as aulas de uma mesma turma do Ensino Fundamental com o propósito de identificar a variação de comportamento dos alunos nas aulas de diferentes professores e refletir sobre fatores que podem explicar tais diferenças. Os relatos dos estagiários os conduzem gradativamente à consciência da multiplicidade de elementos que interferem no comportamento dos alunos em sala de aula. Permanece, contudo, o predomínio de uma compreensão restritiva de que disciplina seria o mesmo que silêncio e comportamentos tranquilos, e que isso garantiria por si só a aprendizagem. De todo modo, temos conseguido propor uma prática duradoura e aprofundada de reflexão sobre a escola e o fazer dos professores
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Currículo sem Fronteiras
- ISSN: 1645-1384
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 14, n. 1, p. 31-49, jan./abr. 2014
-
ABNT
DOMINGUEZ, Celi Rodrigues Chaves et al. As possibilidades da docência para além da (in)disciplina escolar. Currículo sem Fronteiras, v. 14, n. ja/abr. 2014, p. 31-49, 2014Tradução . . Disponível em: http://www.Currículosemfronteiras.org/vol14iss1articles/dominguez-viviani-gil-cazetta.pdf. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Dominguez, C. R. C., Viviani, L. M., Gil, N. de L., & Cazetta, V. (2014). As possibilidades da docência para além da (in)disciplina escolar. Currículo sem Fronteiras, 14( ja/abr. 2014), 31-49. Recuperado de http://www.Currículosemfronteiras.org/vol14iss1articles/dominguez-viviani-gil-cazetta.pdf -
NLM
Dominguez CRC, Viviani LM, Gil N de L, Cazetta V. As possibilidades da docência para além da (in)disciplina escolar [Internet]. Currículo sem Fronteiras. 2014 ; 14( ja/abr. 2014): 31-49.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.Currículosemfronteiras.org/vol14iss1articles/dominguez-viviani-gil-cazetta.pdf -
Vancouver
Dominguez CRC, Viviani LM, Gil N de L, Cazetta V. As possibilidades da docência para além da (in)disciplina escolar [Internet]. Currículo sem Fronteiras. 2014 ; 14( ja/abr. 2014): 31-49.[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.Currículosemfronteiras.org/vol14iss1articles/dominguez-viviani-gil-cazetta.pdf - Identidades docentes e culturas profissionais: algumas pesquisas desenvolvidas no curso de LCN da EACH-USP
- Construindo identidades no curso de licenciatura em ciências da natureza da EACH/USP
- Construindo identidades no curso de licenciatura em ciências da natureza da EACH/USP
- Construindo identidades no curso de licenciatura em ciências da natureza da EACH/USP
- Building teacher professional identities: required knowledge according to Teacher Training Course student narratives (São Paulo/Brazil)
- Educação visual e mudanças climáticas: a invenção do aquecimento global
- Uma proposta inovadora de estágios para os professores de ciências: a experiência do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza (EACH-USP) em São Paulo, Brasil
- Programa de supervisión de la práctica curricular de profesores de ciencias: una aproximación a la experiencia del curso de licenciatura en ciencias de la naturaleza (EACH-USP) en São Paulo, Brasil
- Una propuesta innovadora para las prácticas de enseñanza de profesores de ciencias: la experiencia del curso de licenciatura en ciencias de la naturaleza (EACH-USP) en São Paulo, Brasil
- Identidades docentes e culturas profissionais
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas