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Comunicação pré-linguística e aquisição de linguagem em crianças com implante coclear (2014)

  • Autores:
  • Autor USP: ANTONIO, FERNANDA DE LOURDES - FOB
  • Unidade: FOB
  • Sigla do Departamento: BAF
  • Assuntos: DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM; DESENVOLVIMENTO INFANTIL; IMPLANTE DA CÓCLEA
  • Idioma: Português
  • Resumo: Os programas de implante coclear têm recebido crianças com diagnóstico de deficiência auditiva sensorioneural ou com Desordem do Espectro da Neuropatia Auditiva ambos de grau severo e/ou profundo, que não se beneficiam com os aparelhos de amplificação sonora individuais, em idade precoce. Essas crianças são candidatas a realizar a cirurgia de implante coclear ainda nos primeiros anos de vida, período considerado sensível para a plasticidade neuronal. Nesta perspectiva, é um desafio para os profissionais da área determinar precocemente quais crianças podem obter os maiores benefícios com o implante coclear, pois devido a pouca idade, são muito sutis as respostas apresentadas e o comportamento comunicativo ainda incipiente. Este estudo teve como objetivo investigar a correlação entre os comportamentos de comunicação pré-linguística em crianças candidatas à cirurgia de implante coclear e a aquisição da linguagem falada subsequente ao uso do dispositivo. Participaram 11 crianças com deficiência auditiva sensorioneural severo e/ou profundo bilateral pré-lingual e duas crianças com Desordem do Espectro da Neuropatia Auditiva bilateral de grau severo e/ou profundo. O estudo de caráter longitudinal prospectivo avaliou os participantes da pesquisa em quatro tempos distintos, sendo o primeiro tempo no momento pré-cirúrgico e os demais tempos após a ativação do implante coclear, ao longo do primeiro ano de uso do dispositivo. Os dados foram coletados em entrevistas com os pais dos participantes da pesquisa, análise dos registros dos prontuários e avaliação da comunicação pré-linguística e de linguagem falada de cada criança. Foram utilizados os instrumentos: Denver Developmental Screening Test II DDST II, MacArthur - Bates Communicative Development Inventory (CDI) Parte II Ações e Gestos,Escala de Compreensão e Expressão Reynell Developmental Language Scales RDLS e a Escala de avaliação de desenvolvimento familiar. Os instrumentos utilizados para avaliar as habilidades comunicativas e de linguagem falada guardaram correlação positiva entre eles. O grupo estudado apresentou evolução no comportamento pré-linguístico e na aquisição da linguagem falada ao longo do uso do implante coclear. Houve correlação positiva entre a comunicação pré-linguística e a aquisição da linguagem falada das crianças participantes do estudo.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 21.03.2014
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      ANTONIO, Fernanda de Lourdes. Comunicação pré-linguística e aquisição de linguagem em crianças com implante coclear. 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Bauru, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-17072014-095256/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Antonio, F. de L. (2014). Comunicação pré-linguística e aquisição de linguagem em crianças com implante coclear (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Bauru. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-17072014-095256/
    • NLM

      Antonio F de L. Comunicação pré-linguística e aquisição de linguagem em crianças com implante coclear [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-17072014-095256/
    • Vancouver

      Antonio F de L. Comunicação pré-linguística e aquisição de linguagem em crianças com implante coclear [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/25/25143/tde-17072014-095256/


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