Matriz biológico-cultural da existência humana: fundamentos para aprender, ensinar e educar (2014)
- Autor:
- Autor USP: MALACHIAS, MARIA ELENA INFANTE - EACH
- Unidade: EACH
- Assuntos: ENSINO E APRENDIZAGEM; EDUCAÇÃO
- Idioma: Português
- Resumo: Neste ensaio apresentamos uma reflexão sobre a matriz biológico-cultural da existência humana a partir da epistemologia da Biologia do Conhecer, que considera o conhecimento a partir do sujeito que conhece. A matriz que constitui o cerne da Biologia Cultural corresponde à trama relacional onde o homem surge se realiza e conserva o seu viver humano. Nesta trama relacional que se inicia em um processo histórico que teve a sua origem há bilhões de anos, surgem todos os mundos que vivemos como as distintas dimensões do nosso viver cultural. Discutimos a relevância desta perspectiva, que considera ao mesmo tempo a constituição biológica e a cultura, para as relações humanas do ensinar e aprender e destacamos a possibilidade de transformação que surge ao considerar o outro como um legítimo outro na convivência.
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Revista de Estudos Culturais
- Volume/Número/Paginação/Ano: n. 1, 2014
-
ABNT
INFANTE-MALACHIAS, Maria Elena. Matriz biológico-cultural da existência humana: fundamentos para aprender, ensinar e educar. Revista de Estudos Culturais, n. 1, 2014Tradução . . Disponível em: http://www.each.usp.br/revistaec/?q=revista/1/matriz-biol%C3%B3gico-cultural-da-exist%C3%AAncia-humana-fundamentos-para-aprender-ensinar-e-educar. Acesso em: 17 abr. 2024. -
APA
Infante-Malachias, M. E. (2014). Matriz biológico-cultural da existência humana: fundamentos para aprender, ensinar e educar. Revista de Estudos Culturais, ( 1). Recuperado de http://www.each.usp.br/revistaec/?q=revista/1/matriz-biol%C3%B3gico-cultural-da-exist%C3%AAncia-humana-fundamentos-para-aprender-ensinar-e-educar -
NLM
Infante-Malachias ME. Matriz biológico-cultural da existência humana: fundamentos para aprender, ensinar e educar [Internet]. Revista de Estudos Culturais. 2014 ;( 1):[citado 2024 abr. 17 ] Available from: http://www.each.usp.br/revistaec/?q=revista/1/matriz-biol%C3%B3gico-cultural-da-exist%C3%AAncia-humana-fundamentos-para-aprender-ensinar-e-educar -
Vancouver
Infante-Malachias ME. Matriz biológico-cultural da existência humana: fundamentos para aprender, ensinar e educar [Internet]. Revista de Estudos Culturais. 2014 ;( 1):[citado 2024 abr. 17 ] Available from: http://www.each.usp.br/revistaec/?q=revista/1/matriz-biol%C3%B3gico-cultural-da-exist%C3%AAncia-humana-fundamentos-para-aprender-ensinar-e-educar - Reflexões sobre a convergência do pensamento de Paulo Freire e de Edgar Morin: contribuições para a formação docente
- Humanize the training of pedagogy students: an analysis in times of pandemic
- Learning difficulties and (experience) from the concept of autopoiesis: reflections on the teaching methods
- Sistemas sensoriais e aprendizagem: o nosso meio de comunicação com o mundo
- Interdisciplinariedad como desafío para educar en la contemporaneidad
- Feiras de ciências: possibilidades e desafios na construção de um novo perfil de professores e de estudantes
- Utilização do modelo didático analógico (MDA) no ensino de ciências: uma experiência sobre a estrutura da Terra
- Aprendizagem Significativa Crítica pela proposição explicativa de analogias através do Modelo Didático Analógico (MDA)
- Dificultades de aprendizaje y utilización de Mapas Conceptuales em el aula: uma perspectiva humanista de la inclusión a partir de Novak y Maturana
- Formação de professores na pedagogia de Paulo Freire: perspectivas a partir da compreensão fenomenológica
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas