Proposta de um indicador socioeconômico para os alunos das escolas públicas dos municípios brasileiros (2014)
- Authors:
- USP affiliated authors: GOUVEA, MARIA APARECIDA - FEA ; VIANA, ADRIANA BACKX NORONHA - FEA
- Unidade: FEA
- DOI: 10.1590/S0011-52582014000100005
- Subjects: ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL (CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS); ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL (AVALIAÇÃO); AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO; ENSINO PÚBLICO (AVALIAÇÃO)
- Language: Português
- Abstract: Este artículo tiene un doble objetivo: (a) proponer un indicador para describir la situación socioeconómica de los estudiantes en las escuelas públicas de educación básica/primaria en los municipios brasileños; y (b) poner de relieve las diferencias entre las localidades. Dicho análisis es relevante ante las evidencias de estratificación de las oportunidades educativas por factores histórico-culturales, económicos, políticos y sociales que han afectado la demanda educativa de las familias, la oferta de educación por parte de los gobiernos y que generan gran disparidad en la apropiación de los resultados educativos entre los grupos sociales en Brasil. Se realizó una investigación cuantitativa descriptiva que utilizó datos de 3,9 millones de alumnos de 46.290 escuelas públicas urbanas en 5.492 municipios que hicieron la "Prueba Brasil" de 2011. Se calculó el Indicador Socioeconómico Estudiantil de los Municipios (ISE-M) por medio del análisis factorial. Los resultados permitieron identificar los municipios con mayor proporción de alumnos más pobres y evaluar la disparidad socioeconómica entre los municipios
- Imprenta:
- Publisher place: Rio de Janeiro
- Date published: 2014
- Source:
- Título do periódico: Dados : Revista de Ciências Sociais
- ISSN: 0011-5258
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 57, n. 1, p. 129-166, jan./mar. 2014
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
ALVES, Thiago e GOUVÊA, Maria Aparecida e VIANA, Adriana Backx Noronha. Proposta de um indicador socioeconômico para os alunos das escolas públicas dos municípios brasileiros. Dados : Revista de Ciências Sociais, v. 57, n. ja/mar. 2014, p. 129-166, 2014Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0011-52582014000100005. Acesso em: 24 abr. 2024. -
APA
Alves, T., Gouvêa, M. A., & Viana, A. B. N. (2014). Proposta de um indicador socioeconômico para os alunos das escolas públicas dos municípios brasileiros. Dados : Revista de Ciências Sociais, 57( ja/mar. 2014), 129-166. doi:10.1590/S0011-52582014000100005 -
NLM
Alves T, Gouvêa MA, Viana ABN. Proposta de um indicador socioeconômico para os alunos das escolas públicas dos municípios brasileiros [Internet]. Dados : Revista de Ciências Sociais. 2014 ; 57( ja/mar. 2014): 129-166.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S0011-52582014000100005 -
Vancouver
Alves T, Gouvêa MA, Viana ABN. Proposta de um indicador socioeconômico para os alunos das escolas públicas dos municípios brasileiros [Internet]. Dados : Revista de Ciências Sociais. 2014 ; 57( ja/mar. 2014): 129-166.[citado 2024 abr. 24 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S0011-52582014000100005 - Método para implementação e acompanhamento de atividades on-line em disciplinas de estatística aplicada à administração
- O nível socioeconômico dos alunos das escolas públicas e as condições de oferta de ensino nos municípios brasileiros
- Educação a distância no ensino de estatística aplicada à administração: uso da ferramenta fórum
- Comunicação assíncrona como ferramenta no ensino-aprendizagem de estatística aplicada à administração
- Ferramenta fórum para discussão teórica em estatística aplicada à administração
- Materiais didáticos para o ensino de estatística a distância
- The use of distance education tools in teaching statistics
- Fórum de discussão como ferramenta no ensino de administração: um estudo em uma disciplina de estatística aplicada
- Discussão no chat como estratégia de ensino para estatística aplicada à administração
- Ensino de estatística a distância: materiais didáticos para e-learning
Informações sobre o DOI: 10.1590/S0011-52582014000100005 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas