Implicações no ensino de escultura dental com auxílio do método geométrico na mudança curricular dos estudantes de 2010 (2014)
- Autores:
- Autor USP: VIEIRA, GLAUCO FIORANELLI - FO
- Unidade: FO
- Assuntos: ENSINO (ODONTOLOGIA); ESCULTURA DENTÁRIA; ESTUDANTES
- Idioma: Português
- Resumo: Objetivos: No ano de 2010, a faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo, condensou a disciplina de Escultura dental, que era disciplina independente, com duração de 5 meses, na disciplina de Dentística Operatória Direta, onde o tempo destinado ao aprendizado da escultura dental foi reduzido. Várias queixas foram feitas, pelos alunos da nova turma, que resultou na investigação quanto a interferência, desta mudança, na avaliação imediata do desempenho do ensino da Escultura dental. Métodos: Foram analisados 590 dentes em cera das turmas antiga e nova. Estes foram avaliados em 16 quesitos de anatomia e receberam notas de 0 a 1 de acordo com a presença ou não do detalhe anatômico. Resultados: Para a análise estatística comparou-‐se a média de todos os dentes dos dois grupos pelo teste t de Student (p=0,002) e as médias por dentes, sendo que para os incisivo central, canino e pré-‐molar não houve diferença significante estatisticamente entre as turmas (p=0,07), mas a diferença recaiu sobre os seguintes dentes: primeiro molar superior, primeiro molar inferior e segundo molar inferior (p=0,004) com a turma da grade curricular antiga tendo melhor desempenho. Conclusão: Consideraram-‐se as notas dos dentes dos alunos como análise de seu desenvolvimento da destreza manual pode considerar que: 1.Não houve diferença estatística entre as notas das duas grades curriculares. 2.Se considerarmos apenas os molares (tanto inferior quanto superior), que são dentes de maior complexidade de detalhes, o desempenho dos alunos da grade antiga foi significativamente melhor. 3.Se considerarmos as notas 5,0, ou superior, o que caracterizaria a aprovação, o desempenho dos alunos da turma antiga foi significativamente melhor
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: Resumos
- Nome do evento: Reunião de Pesquisa e do XVIII Seminário de Iniciação Científica da Faculdade de Odontologia da USP
-
ABNT
TOLEDO, A. F. e SILVA, M. A. e VIEIRA, Glauco Fioranelli. Implicações no ensino de escultura dental com auxílio do método geométrico na mudança curricular dos estudantes de 2010. 2014, Anais.. São Paulo: Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo, 2014. Disponível em: http://www.fo.usp.br/pesquisa/wp-content/uploads/Aprovados_Iniciacao_Cientifica_XXI_ReuniaoPesquisa.pdf. Acesso em: 20 set. 2024. -
APA
Toledo, A. F., Silva, M. A., & Vieira, G. F. (2014). Implicações no ensino de escultura dental com auxílio do método geométrico na mudança curricular dos estudantes de 2010. In Resumos. São Paulo: Faculdade de Odontologia, Universidade de São Paulo. Recuperado de http://www.fo.usp.br/pesquisa/wp-content/uploads/Aprovados_Iniciacao_Cientifica_XXI_ReuniaoPesquisa.pdf -
NLM
Toledo AF, Silva MA, Vieira GF. Implicações no ensino de escultura dental com auxílio do método geométrico na mudança curricular dos estudantes de 2010 [Internet]. Resumos. 2014 ;[citado 2024 set. 20 ] Available from: http://www.fo.usp.br/pesquisa/wp-content/uploads/Aprovados_Iniciacao_Cientifica_XXI_ReuniaoPesquisa.pdf -
Vancouver
Toledo AF, Silva MA, Vieira GF. Implicações no ensino de escultura dental com auxílio do método geométrico na mudança curricular dos estudantes de 2010 [Internet]. Resumos. 2014 ;[citado 2024 set. 20 ] Available from: http://www.fo.usp.br/pesquisa/wp-content/uploads/Aprovados_Iniciacao_Cientifica_XXI_ReuniaoPesquisa.pdf - Porcelana: opção para reabilitar dentes portadores de hipoplasia de esmalte
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