A transdisciplinaridade promove o conhecimento da epilepsia e educação na escola (2013)
- Autores:
- Autor USP: ARAÚJO, ULISSES FERREIRA DE - EACH
- Unidade: EACH
- Assuntos: EPILEPSIA (EDUCAÇÃO); SABERES DO DOCENTE; FORMAÇÃO DE PROFESSORES
- Idioma: Português
- Resumo: Objetivos: avaliar o incremento do conhecimento em neurociências com ênfase para epilepsia durante o curso de especialização sobre Saúde na Educação dentro de uma proposta inovadora, transdisciplinar e colaborativa na formação e atuação docente. Métodos: os sujeitos foram professores e gestores da rede pública e privada em exercício, alunos(as) do curso de especialização em Ética Valores e Saúde na Escola, com destaque para a área de Neurociências e em Epilepsia, do Pólo 204 – Unicamp 2. O instrumento de pesquisa foi um questionário online distribuído pelo tutor via email para 40 professores cursistas matriculados na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, no último semestre do curso EVS. Destes, 26 alunos(as) responderam o formulário. Resultados: o curso EVS no decorrer dos 12 meses permitiu e favoreceu a transdisciplinaridade entre as disciplinas de Educação e Saúde, por meio das atividades colaborativas no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) disponível nas vídeos-aulas que foram gravadas pelos professores doutores responsáveis por cada conteúdo didático, e na criação dos portfólios individuais realizado por cada professor cursista após assistir e registrar sobre as temáticas estudadas nos módulos: M1 - Interdisciplinaridade, Transversalidade e Projetos’, ‘M2 - Saúde e Educação’, ‘M3 - Profissão Docente na Sociedade Contemporânea’ e ‘M4 - Educação e Modelos Psicossociais da Epilepsia’, e na realização dos projetos de pesquisa durante os quatro módulos. Portanto, posterior aos estudos com enfoque transversal em Educação e Saúde, dos 26 entrevistados 92% indicaram que o conhecimento em neurociências e educação aumentou. Destes, 88% incluem na prática profissional a transdisciplinaridade, e 58% a epilepsia na escola e 92% a profissão docente na sociedade contemporânea.Conclusões: a transdisciplinaridade entre as disciplinas articula o conhecimento, promove novas práticas colaborativas na ação e formação docente dos professores e gestores da rede pública e privada de ensino, além de permitir a divulgação científica com impacto social e uma proposta neuropedagógica entre neurociências e educação
- Imprenta:
- Local: Porto Alegre
- Data de publicação: 2013
- Fonte:
- Título do periódico: Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology
- ISSN: 1676-2649
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 19, n. 2, p. 32-37, 2013
-
ABNT
FERNANDES, Cleide et al. A transdisciplinaridade promove o conhecimento da epilepsia e educação na escola. Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology, v. 19, n. 2, p. 32-37, 2013Tradução . . Disponível em: http://www.jecn.org:7080/joomla/images/pdfs/05V19.pdf. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Fernandes, C., Adestro, S., Araujo, U. F. de, & Li, L. M. (2013). A transdisciplinaridade promove o conhecimento da epilepsia e educação na escola. Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology, 19( 2), 32-37. Recuperado de http://www.jecn.org:7080/joomla/images/pdfs/05V19.pdf -
NLM
Fernandes C, Adestro S, Araujo UF de, Li LM. A transdisciplinaridade promove o conhecimento da epilepsia e educação na escola [Internet]. Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology. 2013 ; 19( 2): 32-37.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.jecn.org:7080/joomla/images/pdfs/05V19.pdf -
Vancouver
Fernandes C, Adestro S, Araujo UF de, Li LM. A transdisciplinaridade promove o conhecimento da epilepsia e educação na escola [Internet]. Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology. 2013 ; 19( 2): 32-37.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.jecn.org:7080/joomla/images/pdfs/05V19.pdf - A construção social e psicológica dos valores
- A metodologia da problematização como estratégia para a educação moral
- Pontuando e contrapondo
- Projetos de vida e resolução de conflitos profissionais na perspectiva dos modelos organizadores do pensamento
- Metodologias ativas e formação ética no contexto do novo paradigma tecnológico: experiências de docentes da Universidade Estadual do Paraná – Unespar
- Teachers perception about epilepsy
- A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão social
- Promoting ethical and environmental awareness in vulnerable communities: a research action plan
- Novos aportes na psicologia moral: a perspectiva da teoria dos modelos organizadores do pensamento
- A psicologia evolucionista versus o gênero na perspectiva do construcionismo social: analisando o processo de escolha do(a) parceiro(a)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas