Pensamento, reflexão e ação na construção do conhecimento do profissional de enfermagem (2013)
- Authors:
- Autor USP: PRADO, CLAUDIA - EE
- Unidade: EE
- DOI: 10.5205/reuol.2950-23586-1-ED.0712201323
- Subjects: ENFERMAGEM (EDUCAÇÃO); ENSINO E APRENDIZAGEM; PRÁTICA PROFISSIONAL (ENFERMAGEM)
- Language: Português
- Abstract: Objetivo: apresentar uma reflexão sobre a teoria de John Dewey em relação ao processo de construção do conhecimento dos profissionais de enfermagem. Método: trata-se de uma reflexão teórica, à luz da literatura, sobre educação em enfermagem e formação profissional com base em conceitos da prática reflexiva propostos por John Dewey. Resultados: constatou-se que a reflexão abre novas possibilidades para a ação e conduz a novos caminhos profissionais, valorizando a construção pessoal do conhecimento e legitimando o valor epistemológico da prática de enfermagem; faz-se necessário apresentar um “novo” modelo para a formação do profissional de enfermagem que propicie condições de desenvolver competências necessárias ao exercício do ofício. Conclusão: a reflexão, combinada à ação, abre novas possibilidades para a construção do conhecimento e conduz a um aprimoramento do perfil do profissional de enfermagem
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Revista de Enfermagem UFPE On Line
- ISSN: 1981-8963
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 7, n. 12, p. 6895-6900, dez. 2013
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo NÃO é de acesso aberto
-
ABNT
FERREIRA, Emanuela Batista et al. Pensamento, reflexão e ação na construção do conhecimento do profissional de enfermagem. Revista de Enfermagem UFPE On Line, v. 7, n. 12, p. 6895-6900, 2013Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.5205/reuol.2950-23586-1-ED.0712201323. Acesso em: 20 abr. 2024. -
APA
Ferreira, E. B., Prado, C., Heimann, C., & Oliveira, G. K. da S. (2013). Pensamento, reflexão e ação na construção do conhecimento do profissional de enfermagem. Revista de Enfermagem UFPE On Line, 7( 12), 6895-6900. doi:10.5205/reuol.2950-23586-1-ED.0712201323 -
NLM
Ferreira EB, Prado C, Heimann C, Oliveira GK da S. Pensamento, reflexão e ação na construção do conhecimento do profissional de enfermagem [Internet]. Revista de Enfermagem UFPE On Line. 2013 ; 7( 12): 6895-6900.[citado 2024 abr. 20 ] Available from: https://doi.org/10.5205/reuol.2950-23586-1-ED.0712201323 -
Vancouver
Ferreira EB, Prado C, Heimann C, Oliveira GK da S. Pensamento, reflexão e ação na construção do conhecimento do profissional de enfermagem [Internet]. Revista de Enfermagem UFPE On Line. 2013 ; 7( 12): 6895-6900.[citado 2024 abr. 20 ] Available from: https://doi.org/10.5205/reuol.2950-23586-1-ED.0712201323 - Ensino-aprendizagem da Escala de Coma de Glasgow: análise de duas técnicas em enfermeiros do serviço de emergência
- Mapas conceituais: uma experiência com a metodologia webquest
- Reflexões da teleenfermagem no Brasil e suas implicações para o Sistema Único de Saúde
- Mediação pedagógica em fóruns online na licenciatura em enfermagem
- A construção do conhecimento da enfermagem baseada no método construtivista
- Estágio curricular supervisionado na licenciatura de enfermagem: o processo de formação impulsionando novas práticas pedagógicas
- Capacitação pedagógica de docentes de enfermagem: desenvolvimento e avaliação de um curso à distância
- Processo reflexivo do professor: construção e validação de aula virtual
- Práticas pedagógicas em enfermagem: processo de reconstrução permamente
- Problemas e angústias vivenciados por pós-graduandos de enfermagem: uma análise à luz da empatia
Informações sobre o DOI: 10.5205/reuol.2950-23586-1-ED.0712201323 (Fonte: oaDOI API)
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
PRADO, C doc 52.pdf | Direct link |
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas