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Critérios para avaliação pericial da macro e microtextura de pavimento asfáltico em local de acidente de trânsito (2014)

  • Authors:
  • Autor USP: BUCHARLES, LUCIANO GARDANO ELIAS - EESC
  • Unidade: EESC
  • Sigla do Departamento: STT
  • Subjects: PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA; SEGURANÇA RODOVIÁRIA; ACIDENTES DE TRÂNSITO
  • Language: Português
  • Abstract: Muito embora a micro e a macrotextura dos pavimentos sejam importantes para o tráfego seguro, principalmente em condição de pista molhada e com velocidades superiores a 50 km/h, nos locais de acidentes de trânsito no Brasil esses parâmetros não são avaliados quando das perícias técnicas. Assim, o objetivo principal desta tese é estabelecer critérios de avaliação de pavimentos asfálticos que possam integrar um protocolo para a perícia técnica em locais de acidentes de trânsito. Foi baseada em coleta de dados de micro e de macrotextura dos revestimentos asfálticos em três rodovias no Estado do Paraná, num total de 106 locais, e em quatro vias urbanas na cidade de Londrina/PR, num total de 148 locais, todas com velocidades permitidas iguais ou superiores a 50 km/h, especificamente em trechos onde ocorreram acidentes de trânsito, o que permitiu a determinação da aderência na interface pneu/pavimento, se os valores encontram-se dentro das faixas de aceitabilidade do DNIT, da ANTT e da ARTESP e se houve efetiva contribuição do pavimento para a ocorrência e para a severidade dos acidentes. Dos 106 acidentes rodoviários analisados, em 19 deles as alturas médias de mancha de areia, parâmetro empregado para avaliar a macrotextura, apresentaram-se com valor inferior ao mínimo recomendado (0,60 mm), enquanto que dos 148 acidentes ocorridos em vias urbanas, 22 ocorreram em trechos com alturas médias de mancha de areia também inferiores ao valor mínimo recomendado. Nesses casos também foram realizados ensaios de microtextura, com uso do pêndulo britânico, e posteriormente foram calculados os valores do índice de Atrito Internacional (International Friction Index, IFI) na interface pneu/pavimento. Os resultados e as análises deste trabalho indicam que uma melhor condição de macrotextura pode reduzir entre 6% e 19% as energias cinéticas envolvidas nosacidentes em rodovias e de 3% a 11 % em vias urbanas, com real possibilidade de redução tanto das avarias produzidas nos veículos quanto, principalmente, das lesões nas vítimas. Dada a importância da micro e da macrotextura, recomenda-se que o protocolo de avaliação de pavimentos para perícias técnicas em locais de acidentes de trânsito em rodovias e em vias urbanas estabeleça a realização dos ensaios de Pêndulo Britânico e de Mancha de Areia em até 24 horas após o evento e que a área a ser levantada contemple toda a extensão das marcas de frenagem dos veículos envolvidos ou, no caso de inexistência de marcas, que compreenda uma extensão de 10 a 70 metros, respectivamente para vias com velocidade máxima permitida de 40 km/h e de 120 km/h. Espera-se, complementarmente, que um protocolo com critérios simples e objetivos, como o desenvolvido neste trabalho, permita a adoção de políticas públicas preventivas, de maior alcance e periodicidade, com as avaliações não somente nos trechos onde ocorrem acidentes, mas ao longo das vias
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 28.03.2014
  • Acesso à fonte
    How to cite
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    • ABNT

      BUCHARLES, Luciano Gardano Elias. Critérios para avaliação pericial da macro e microtextura de pavimento asfáltico em local de acidente de trânsito. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2014. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18143/tde-18092014-113432/. Acesso em: 16 abr. 2024.
    • APA

      Bucharles, L. G. E. (2014). Critérios para avaliação pericial da macro e microtextura de pavimento asfáltico em local de acidente de trânsito (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18143/tde-18092014-113432/
    • NLM

      Bucharles LGE. Critérios para avaliação pericial da macro e microtextura de pavimento asfáltico em local de acidente de trânsito [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 16 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18143/tde-18092014-113432/
    • Vancouver

      Bucharles LGE. Critérios para avaliação pericial da macro e microtextura de pavimento asfáltico em local de acidente de trânsito [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 16 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18143/tde-18092014-113432/

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