Revisitando as origens do ensino de graduação em administração pública no Brasil (1854-1952) (2014)
- Autores:
- Autor USP: COELHO, FERNANDO DE SOUZA - EACH
- Unidade: EACH
- DOI: 10.1590/0034-76121597
- Assuntos: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (ENSINO;HISTÓRIA); CURSO DE GRADUAÇÃO
- Idioma: Português
- Resumo: A história do ensino de graduação em administração pública no Brasil é retratada por um conjunto de obras/autores que partem da instalação do curso da EBAP-FGV em 1952 como o marco zero. Contudo, pouco se escreveu sobre a pré-história dessa formação acadêmica no país; seus antecedentes carecem de sistematização. O objetivo deste artigo é rever as origens desse ensino para compreender sua evolução e institucionalização na educação superior nacional. Esse esforço contribui para a construção da memória da área de conhecimento de administração no Brasil, em geral, e do seu ensino (e pesquisa), em particular. Baseado em ampla revisão bibliográfica e em uma razoável análise documental, o artigo desvela três momentos nítidos, conexos e sucessivos entre o Segundo Império e o final do Estado Novo que precedem a institucionalização desse curso superior na década de 1950
- Imprenta:
- Local: Rio de Janeiro
- Data de publicação: 2014
- Fonte:
- Título do periódico: Revista de Administração Pública
- ISSN: 0034-7612
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 48, n. 2, p. 367-388, mar./abr. 2014
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
COELHO, Fernando de Souza e NICOLINI, Alexandre Mendes. Revisitando as origens do ensino de graduação em administração pública no Brasil (1854-1952). Revista de Administração Pública, v. 48, n. 2, p. 367-388, 2014Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-76121597. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Coelho, F. de S., & Nicolini, A. M. (2014). Revisitando as origens do ensino de graduação em administração pública no Brasil (1854-1952). Revista de Administração Pública, 48( 2), 367-388. doi:10.1590/0034-76121597 -
NLM
Coelho F de S, Nicolini AM. Revisitando as origens do ensino de graduação em administração pública no Brasil (1854-1952) [Internet]. Revista de Administração Pública. 2014 ; 48( 2): 367-388.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/0034-76121597 -
Vancouver
Coelho F de S, Nicolini AM. Revisitando as origens do ensino de graduação em administração pública no Brasil (1854-1952) [Internet]. Revista de Administração Pública. 2014 ; 48( 2): 367-388.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/0034-76121597 - A carreira de especialistas em políticas públicas e gestão governamental no setor público brasileiro: uma análise das experiências no nível municipal
- Projeto e disciplina unicidade: ensino e extensão no campo de públicas pela imersão na gestão pública municipal
- Internacionalização da ciência Brasileira: subsídios para avaliação do programa Ciência sem fronteiras
- Incursões na pré-história do marketing: o papel da infraestrutura de transporte na pa-vimentação de práticas de mercado na Inglaterra dos séculos XVIII e XIX
- O campo de públicas após a instituição das diretrizes curriculares nacionais (DCNs) de administração pública: trajetória e desafios correntes (2015-2020)
- Gestão estratégica no Município de Caicó: elaboração do mapa estratégico Municipal
- A hora e a vez da modernização dos concursos públicos
- Transição de mandato e gestão municipal em situações de calamidade pública
- Resultados dos controles governamentais sobre o crédito municipal (2002-2006): antecipação de bailouts, projeção de endividamento e ciclos político-eleitorais
- Da letargia ao realento: notas sobre o ensino de graduação em administração pública no Brasil no entremeio da crise do Estado e da redemocratização no país (1983-94)
Informações sobre o DOI: 10.1590/0034-76121597 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas