A integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos: a experiência da FAMEMA (2014)
- Authors:
- Autor USP: OLIVEIRA, MARIA AMELIA DE CAMPOS - EE
- Unidade: EE
- DOI: 10.1590/1413-81232014193.09862012
- Subjects: INTEGRAÇÃO DOCENTE-ASSISTENCIAL; EDUCAÇÃO PERMANENTE; SERVIÇOS DE SAÚDE PARA ESTUDANTES; FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; EDUCAÇÃO MÉDICA
- Language: Português
- Abstract: O estudo tem como objetivo identificar contribuições e limites da integração ensino-serviço entre a Faculdade de Medicina de Marília e a Secretaria Municipal de Saúde de Marília, para a academia, para as equipes de saúde e para a comunidade. Trata-se de uma pesquisa transversal, de abordagem quantitativa. Um questionário com 20 assertivas, organizado sob a forma de escala Likert, foi aplicado a estudantes, docentes e professores colaboradores, num total de 183 participantes. Constatou-se tendência à avaliação positiva da integração ensino-serviço para a formação profissional. Quanto às contribuições da integração ensino-serviço para a comunidade, a avaliação positiva aproximou-se de 50%. Os itens referentes às contribuições para as equipes de saúde foram os que tiveram maior quantidade de respostas negativas. Os dados indicam que é preciso avançar de forma que ensino e serviço sejam considerados processos interdependentes e com possibilidades de reflexões conjuntas
- Imprenta:
- Publisher place: Rio de Janeiro
- Date published: 2014
- Source:
- Título do periódico: Ciência & Saúde Coletiva
- ISSN: 1413-8123
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 19, n. 3, p. 967-974, mar. 2014
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by-nc
-
ABNT
MARIN, Maria José Sanches et al. A integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos: a experiência da FAMEMA. Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, n. 3, p. 967-974, 2014Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.09862012. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Marin, M. J. S., Oliveira, M. A. de C., Otani, M. A. P., Cardoso, C. P., Moravcik, M. Y. A. D., Conterno, L. de O., et al. (2014). A integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos: a experiência da FAMEMA. Ciência & Saúde Coletiva, 19( 3), 967-974. doi:10.1590/1413-81232014193.09862012 -
NLM
Marin MJS, Oliveira MA de C, Otani MAP, Cardoso CP, Moravcik MYAD, Conterno L de O, Braccialli LAD, Nunes CRR, Siqueira Júnior AC. A integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos: a experiência da FAMEMA [Internet]. Ciência & Saúde Coletiva. 2014 ; 19( 3): 967-974.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.09862012 -
Vancouver
Marin MJS, Oliveira MA de C, Otani MAP, Cardoso CP, Moravcik MYAD, Conterno L de O, Braccialli LAD, Nunes CRR, Siqueira Júnior AC. A integração ensino-serviço na formação de enfermeiros e médicos: a experiência da FAMEMA [Internet]. Ciência & Saúde Coletiva. 2014 ; 19( 3): 967-974.[citado 2024 abr. 19 ] Available from: https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.09862012 - A institucionalização e o desenvolvimento da enfermagem no Brasil frente ás politicas de saúde
- Esquema básico de vacinação: caracterização da população de faltosos do CSE Butantã
- Adolescência, o adolescer e o adolescente: re-significação a partir da determinação social do processo saúde-doença
- Soroconversão pós-vacinação contra hepatite B em trabalhadores da saúde de um laboratório regional do municipio de Marília
- A educação permanente em saúde para a qualificação do processo de trabalho das equipes da Estratégia Saúde da Família
- O acolhimento no processo de trabalho das equipes da Estratégia Saúde da Família de Campina Grande-PB, Brasil
- Perfil de idosos com perdas funcionais e dependência atendidos por um Serviço de Assistência Domiciliária no município de São Paulo
- Perfis das pessoas atendidas em domicílio pela estratégia saúde da família no município de São Paulo
- Implicações do SINAES na formação do enfermeiro: o instituído e o instituinte na busca por uma formação emancipatória
- A educação em saúde permeia as atividades...[Prefácio]
Informações sobre o DOI: 10.1590/1413-81232014193.09862012 (Fonte: oaDOI API)
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
OLIVEIRA, M A de C doc 15... | Direct link |
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas