A educação física e a promoção da saúde: formação profissional e desenvolvimento de competências (2014)
- Authors:
- Autor USP: SCABAR, THAÍS GUERREIRO - FSP
- Unidade: FSP
- Sigla do Departamento: HSP
- DOI: 10.11606/D.6.2014.tde-27032014-084905
- Subjects: PROMOÇÃO DA SAÚDE (ASPECTOS CULTURAIS;ASPECTOS SOCIOECONÔMICOS;CONFERÊNCIAS); CURRÍCULO DE ENSINO SUPERIOR; EDUCAÇÃO FÍSICA (CURSOS); COMPETÊNCIA PROFISSIONAL; SAÚDE DA FAMÍLIA; SAÚDE PÚBLICA; CONHECIMENTOS, ATITUDES E PRÁTICA; ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS (PERCEPÇÃO); QUESTIONÁRIOS; ANÁLISE DE CONTEÚDO
- Keywords: Competências em Promoção da Saúde; Educação Física e Treinamento
- Language: Português
- Abstract: A demanda de educadores físicos para atuar na Promoção da Saúde (PS), em especial na Atenção Básica, tem aumentado, o que requer dos profissionais formação adequada para atender às atuais necessidades da população. As DCNS para os cursos de Educação Física (EF) orientam para aquisição e desenvolvimento de competências e habilidades em PS, no entanto, a formação do profissional têm-se centrado na realização de diagnósticos, avaliação e prescrição de atividades físicas. Poucas publicações divulgam como são viabilizadas as propostas da Política Nacional de Promoção da Saúde na formação dos profissionais sob a perspectiva das Conferências Internacionais de PS e das principais referências em competências para PS, como o Projeto CompHP. São escassos os estudos sobre a atuação destes profissionais no SUS. Os objetivos foram: 1-identificar as percepções, opiniões e conhecimentos de estudantes e docentes de EF sobre o campo da PS; 2-verificar se as percepções, opiniões e conhecimentos dos alunos e docentes sobre o campo da PS condizem com o referencial teórico proposto nas Conferências Internacionais; 3-identificar qual referencial teórico de PS está sendo utilizado no curso de EF de uma Instituição Privada do Estado de SP; 4-investigar quais elementos das competências fundamentais para PS, segundo o CompHP, o referido curso tem contemplado. A metodologia foi quali-quantitativa e os instrumentos foram análise documental e aplicação de questionários aos alunos e docentes.Os dados foram analisados com base na técnica de análise de conteúdo de Bardin. Concluiu-se que embora o Projeto Pedagógico propusesse a construção de habilidades e competências para PS, o curso não propunha componentes curriculares que abordassem a PS sob a perspectiva das Conferências Internacionais e Projeto CompHP. Estudantes e docentes associaram com frequência PS com práticas físicas e esportivas, em detrimento às questões sociais e culturais, refletindo os conceitos de Saúde e PS que possuem, voltados para o ideal da mudança de comportamento. O conceito de PS com enfoque social e inclusivo não foi mencionado. A presença do conteúdo de PS nos cursos de EF é fundamental para atender as demandas sociais, sendo que o Projeto CompHP poderia contribuir para tal. No entanto, é fundamental considerar as demandas regionais relacionadas aos setores sociais, pois a PS visa, sobretudo, o empoderamento da população na luta pelo alcance dos direitos sociais, cenário mutante e heterogêneo no nosso país.
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- Data da defesa: 18.03.2014
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- Cor do Acesso Aberto: gold
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ABNT
SCABAR, Thaís Guerreiro. A educação física e a promoção da saúde: formação profissional e desenvolvimento de competências. 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.11606/D.6.2014.tde-27032014-084905. Acesso em: 17 abr. 2024. -
APA
Scabar, T. G. (2014). A educação física e a promoção da saúde: formação profissional e desenvolvimento de competências (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/D.6.2014.tde-27032014-084905 -
NLM
Scabar TG. A educação física e a promoção da saúde: formação profissional e desenvolvimento de competências [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 17 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.6.2014.tde-27032014-084905 -
Vancouver
Scabar TG. A educação física e a promoção da saúde: formação profissional e desenvolvimento de competências [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 17 ] Available from: https://doi.org/10.11606/D.6.2014.tde-27032014-084905
Informações sobre o DOI: 10.11606/D.6.2014.tde-27032014-084905 (Fonte: oaDOI API)
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