Análise comportamental do paciente autista e/ou com Síndrome de Down (2013)
- Autores:
- Autores USP: ABRAMIDES, DAGMA VENTURINI MARQUES - FOB ; LAMONICA, DIONISIA APARECIDA CUSIN - FOB ; TOMITA, NILCE EMY - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: SÍNDROME DE DOWN; SAÚDE BUCAL; CRIANÇAS
- Idioma: Português
- Resumo: Além das peculiaridades na cavidade oral de um paciente com Síndrome de Down (SD) e autismo (AU), é fundamental o conhecimento do desenvolvimento integral da criança. O objetivo desse trabalho foi verificar o comportamento de 6 crianças com SD, sendo uma com AU durante uma atividade lúdica de educação em saúde em odontologia, afim de identificar as principais dificuldades de comunicação que um odontopediatra pode encontrar na prática clínica. Anteriormente a sua execução, este projeto de pesquisa foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos da FOB-USP (protocolo 116/2010). Os procedimentos foram filmados e avaliados por meio da Observação do Comportamento Comunicativo (OCC), com as seguintes variáveis: tempo de atenção da criança, compreensão da criança da ordem (pergunta) sem apoio visual, compreensão da criança da ordem com apoio visual, colaboração criança, colaboração dos pais e interesse nas orientações, aceitação da criança nas atividades propostas. Observou-se nas duas crianças menores (com 4 e 5 anos) que elas apresentaram dificuldades de compreensão, diferente das três outras participantes (de 11, 14 e 15 anos) que apresentaram escores máximos positivo. Apesar da compreensão das perguntas, observa-se pequena capacidade de simbolismo (imaginação), o que foi superado com o uso de figuras. O paciente com SD e AU mostrou alterações comportamentais graves que impedem o atendimento ambulatorial, sendo necessário o encaminhamento para anestesia geral. .É fundamental a integração do odontopediatra na identificação e encaminhamento do paciente ao fonoaudiólogo para estimulação e desenvolvimento da linguagem, sendo essa parceria de grande sucesso, permitindo o desenvolvimento do indivíduo. Portanto, o manejo do comportamento da criança com SD e AU é um verdadeiro desafio ao profissional, que deve se comprometer com um atendimentoodontológico humanizado e integral, sendo a comunicação alternativa com imagens uma estratégia na integralidade do cuidado.
- Imprenta:
- Editora: Faculdade de Odontologia de Bauru - USP
- Local: Bauru
- Data de publicação: 2013
- ISBN: 978-85-65648-04-2
- Fonte:
- Título do periódico: Resumos
- Nome do evento: Congresso Odontológico de Bauru "Prof. Dr. Alceu Berbert" - COB
-
ABNT
LUCENA, F. S. et al. Análise comportamental do paciente autista e/ou com Síndrome de Down. 2013, Anais.. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru - USP, 2013. . Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Lucena, F. S., Ferreira, R., Ferreira, A. T., Abramides, D. V. M., Lamônica, D. A. C., & Tomita, N. E. (2013). Análise comportamental do paciente autista e/ou com Síndrome de Down. In Resumos. Bauru: Faculdade de Odontologia de Bauru - USP. -
NLM
Lucena FS, Ferreira R, Ferreira AT, Abramides DVM, Lamônica DAC, Tomita NE. Análise comportamental do paciente autista e/ou com Síndrome de Down. Resumos. 2013 ;[citado 2024 abr. 23 ] -
Vancouver
Lucena FS, Ferreira R, Ferreira AT, Abramides DVM, Lamônica DAC, Tomita NE. Análise comportamental do paciente autista e/ou com Síndrome de Down. Resumos. 2013 ;[citado 2024 abr. 23 ] - A importância da relação fonoaudiológica-odontológica no atendimento odontopediátrico ao paciente com Síndrome de Down
- Importância da análise comportamental para o atendimento odontológico integral ao paciente com Síndrome de Down
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