Territorialidade e promoção da saúde na Vila de Paranapiacaba, SP (2014)
- Autores:
- Autor USP: COLIN, ELAINE CRISTINA DA SILVA - FSP
- Unidade: FSP
- Sigla do Departamento: HSP
- DOI: 10.11606/T.6.2014.tde-20022014-140935
- Assuntos: PROMOÇÃO DA SAÚDE (EDUCAÇÃO); PARTICIPAÇÃO COMUNITÁRIA (EDUCAÇÃO); TERRITORIALIDADE; DESENVOLVIMENTO SOCIAL (ATIVIDADE;EDUCAÇÃO;ASPECTOS POLÍTICO-SOCIOECONÔMICOS); SAÚDE AMBIENTAL (ATIVIDADE;EDUCAÇÃO;ASPECTOS POLÍTICO-SOCIOECONÔMICOS); POLÍTICAS PÚBLICAS; PESQUISA QUALITATIVA
- Palavras-chave do autor: Desenvolvimento Local
- Idioma: Português
- Resumo: Os processos educativos, a participação e o empoderamento são essenciais à promoção da saúde e todos envolvem pessoas que vivem num determinado espaço, que têm seus valores e que possuem uma determinada forma de agir e interagir com o mundo. Não há processo educativo ou participativo efetivo que não considere o contexto em que o sujeito está inserido. Sob este prima, deve-se refletir sobre a sua inserção no território em que vive e como isso se reflete na promoção de sua saúde. O cenário de estudo da presente pesquisa está localizado em uma das áreas de proteção ambiental do município de Santo André, a Vila de Paranapiacaba, que além de patrimônio ambiental e histórico é um local turístico, portanto, a forma pela qual a comunidade está inserida no desenvolvimento local também interfere diretamente na territorialidade, e consequentemente, na proteção da área, na saúde ambiental e humana. Esta pesquisa teve como objetivos: identificar e analisar as ações voltadas ao desenvolvimento local da Vila de Paranapiacaba e as formas pelas quais os moradores locais estiveram inseridos nestes processos verificando em que medidas essas ações colaboraram para fortalecer a territorialidade e a promoção da saúde. A partir de uma metodologia qualitativa, os instrumentos utilizados para realização desta pesquisa forma a análise documental e história oral. Os sujeitos foram adultos de ambos os sexos, residentes na Vila de Paranapiacaba, indicados pela técnica do snowball sampling.Os principais resultados obtidos mostraram que os processos educativos e de inclusão social promovidos pelo poder público, quando realizados de forma contínua e participativa favoreceram o reforço à ação comunitária, pois colaboraram com a apropriação e a criação de uma identidade local, possibilitando inclusive a participação social. Por outro lado, a descontinuidade da gestão pública gerou um enfraquecimento dessa participação e em alguns casos começou a desencadear um processo de desapropriação do espaço social, pois a comunidade ainda não conseguiu se organizar e se empoderar. Concluiu-se que os processos educativos contínuos são fundamentais na construção da territorialidade e do empoderamento, assim como o engajamento social e a negociação são essencias para o exercício da autonomia a fim de que a comunidade seja protagonista de sua própria história na construção de políticas públicas voltadas à promoção da saúde.
- Imprenta:
- Data da defesa: 17.02.2014
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- Cor do Acesso Aberto: gold
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ABNT
COLIN, Elaine Cristina da Silva. Territorialidade e promoção da saúde na Vila de Paranapiacaba, SP. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.6.2014.tde-20022014-140935. Acesso em: 23 abr. 2024. -
APA
Colin, E. C. da S. (2014). Territorialidade e promoção da saúde na Vila de Paranapiacaba, SP (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/T.6.2014.tde-20022014-140935 -
NLM
Colin EC da S. Territorialidade e promoção da saúde na Vila de Paranapiacaba, SP [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.6.2014.tde-20022014-140935 -
Vancouver
Colin EC da S. Territorialidade e promoção da saúde na Vila de Paranapiacaba, SP [Internet]. 2014 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.6.2014.tde-20022014-140935
Informações sobre o DOI: 10.11606/T.6.2014.tde-20022014-140935 (Fonte: oaDOI API)
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