Exportar registro bibliográfico


Metrics:

Anísio Teixeira e a psicologia: o diálogo com a psicanálise (2013)

  • Authors:
  • Autor USP: CUNHA, MARCUS VINICIUS DA - FFCLRP
  • Unidade: FFCLRP
  • DOI: 10.1590/s2236-34592013000300005
  • Subjects: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO; ESCOLA NOVA; PSICANÁLISE
  • Language: Português
  • Abstract: Este trabalho analisa as ideias e a atuação de Anísio Teixeira nos primeiros anos da década de 1930, focalizando as suas concepções acerca do valor da Psicanálise para a renovação educacional no Brasil. Considerando que as ideias e as práticas de Teixeira devem ser compreendidas no contexto histórico em que se desenvolveram, o trabalho apresenta um histórico da inserção dos conhecimentos psicanalíticos no movimento educacional renovador brasileiro, destacando a relevância do higienismo na difusão das teses de Freud na educação. As conclusões indicam que Teixeira interagiu com os conceitos da Psicanálise por intermédio do movimento higienista e das ideias de Arthur Ramos, considerando o indivíduo como um ser vinculado ao ambiente socialEste trabajo analiza las ideas y el trabajo de Anísio Teixeira en los primeros años de la década de 1930, centrándose en sus concepciones sobre el valor del psicoanálisis para la reforma educativa en Brasil. Considerando que las ideas y prácticas Teixeira debe entenderse en el contexto histórico en que se desarrolló, la obra presenta una historia de la introducción del conocimiento psicoanalítico en movimiento educativo renovado brasileño, destacando la importancia de la difusión del higienismo y tesis de Freud en la educación. Los resultados indican que Teixeira interactuó con los conceptos del psicoanálisis a través del movimiento higienista y de las ideas de Arthur Ramos, considerando al individuo como vinculados con el entorno socialCet article analyse les idées et le travail d’Anísio Teixeira dans les premiers ans de la décennie de 1930, se focalisant sur ses conceptions concernant la valeur de la Psychanalyse pour le renouvellement éducationnel au Brésil. Une fois que les idées et les pratiques de Teixeira doivent être comprises dans le contexte historique où elles se sont développées, l’article présente un panorama historique de l’insertion des connaissances psychanalytiques dans le mouvement éducationnel rénovateur brésilien, soulignant l’importance de l’hygiénisme pour la difusion des theses de Freud dans le domaine de l’éducation. Les conclusions indiquent que Teixeira a interagi avec les concepts de la Psychanalyse via le mouvement hygiéniste et les idées d’Arthur Ramos, considérant l’individu comme un être attaché à l’environnement social
  • Imprenta:
  • Source:
  • Versão PublicadaAcesso à fonteAcesso à fonteDOI
    Informações sobre o DOI: 10.1590/s2236-34592013000300005 (Fonte: oaDOI API)
    • Este periódico é de acesso aberto
    • Este artigo é de acesso aberto
    • URL de acesso aberto
    • Cor do Acesso Aberto: gold
    • Licença: cc-by-nc

    Download do texto completo

    Tipo Nome Link
    Versão Publicada002462664.pdfDirect link
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      BORTOLOTI, Karen Fernanda e CUNHA, Marcus Vinicius da. Anísio Teixeira e a psicologia: o diálogo com a psicanálise. História da Educação, v. 17, n. 41, p. 59-77, 2013Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/s2236-34592013000300005. Acesso em: 16 abr. 2024.
    • APA

      Bortoloti, K. F., & Cunha, M. V. da. (2013). Anísio Teixeira e a psicologia: o diálogo com a psicanálise. História da Educação, 17( 41), 59-77. doi:10.1590/s2236-34592013000300005
    • NLM

      Bortoloti KF, Cunha MV da. Anísio Teixeira e a psicologia: o diálogo com a psicanálise [Internet]. História da Educação. 2013 ; 17( 41): 59-77.[citado 2024 abr. 16 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s2236-34592013000300005
    • Vancouver

      Bortoloti KF, Cunha MV da. Anísio Teixeira e a psicologia: o diálogo com a psicanálise [Internet]. História da Educação. 2013 ; 17( 41): 59-77.[citado 2024 abr. 16 ] Available from: https://doi.org/10.1590/s2236-34592013000300005


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024