Orientações de formação expressas nos projetos temáticos ambientais de ensino produzidos por professores durante um curso de formação continuada (2013)
- Authors:
- Autor USP: MATOS, MAURICIO DOS SANTOS - FFCLRP
- Unidade: FFCLRP
- Subjects: QUÍMICA (ESTUDO E ENSINO); FORMAÇÃO CONTINUADA DO PROFESSOR; EDUCAÇÃO AMBIENTAL; MEIO AMBIENTE
- Language: Português
- Abstract: Nesta pesquisa foi analisado um curso de formação continuada de professores de Ciências desenvolvidos no ano de 2006 pela Universidade de São Paulo - Campus Ribeirão Preto, vinculados ao Programa “Teia do Saber” da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Como objetivo, buscou-se identificar as orientações de formação em projetos temáticos ambientais produzidos pelos professores cursistas. A análise de todo o material foi conduzida por meio de uma abordagem qualitativa e quantitativa, com o uso de alguns elementos provenientes da metodologia de análise do conteúdo. Foram utilizados dois tipos de unidade de análise: a de registro e a de contexto. Após a organização dos dados, que envolveu leitura e releitura dos materiais analisados, foram construídas categorias de análise, relacionando-as a categorias pré-definidas, encontradas na literatura. Os resultados apresentados neste artigo nos remete a uma proposta de formação ambiental estruturada preferencialmente por meio de uma orientação prática reflexiva, provavelmente pela legitimação recorrente da prática enquanto uma dimensão fundamental a ser inserida em propostas inovadoras no ensino das disciplinas da área de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias do Ensino Médio
- Imprenta:
- Publisher place: Novo Hamburgo
- Date published: 2013
- Source:
- Título do periódico: Educação Ambiental em Ação
- ISSN: 1678-0701
- Volume/Número/Paginação/Ano: n. 44, on-line, 2013
-
ABNT
MATOS, Maurício dos Santos e BARBOSA, Paulo e MATOS, Myrna Elisa Chagas Coelho. Orientações de formação expressas nos projetos temáticos ambientais de ensino produzidos por professores durante um curso de formação continuada. Educação Ambiental em Ação, n. 44, 2013Tradução . . Disponível em: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1507&class=02. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Matos, M. dos S., Barbosa, P., & Matos, M. E. C. C. (2013). Orientações de formação expressas nos projetos temáticos ambientais de ensino produzidos por professores durante um curso de formação continuada. Educação Ambiental em Ação, ( 44). Recuperado de http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1507&class=02 -
NLM
Matos M dos S, Barbosa P, Matos MECC. Orientações de formação expressas nos projetos temáticos ambientais de ensino produzidos por professores durante um curso de formação continuada [Internet]. Educação Ambiental em Ação. 2013 ;( 44):[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1507&class=02 -
Vancouver
Matos M dos S, Barbosa P, Matos MECC. Orientações de formação expressas nos projetos temáticos ambientais de ensino produzidos por professores durante um curso de formação continuada [Internet]. Educação Ambiental em Ação. 2013 ;( 44):[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.revistaea.org/artigo.php?idartigo=1507&class=02 - O desenvolvimento profissional de professores da educação básica por meio de cursos de formação continuada: reflexões sobre a sua pertinência
- Complexos moleculares em micelas e dendrímeros
- Análise do planejamento de ensino de um grupo de professores da educação básica baseada nos referenciais teóricos de Bernstein sobre a produção do discurso pedagógico
- Mãos na terra: estudos e práticas de educação ambiental e compostagem
- Experimentoteca de Ciências do LAIFE: atividades de extensão, manutenção, otimização e controle de empréstimo à comunidade externa à USP
- Concepções de ambiente em atividades de educação ambiental desenvolvidas em um parque municipal
- A dimensão ambiental expressa em teses e dissertações em Educação Ambiental
- Cinética de formação de complexos moleculares de transferência de carga
- Análise de alfabetização científica em sequências didáticas disponíveis no site da Revista Nova Escola
- As dimensões ambiental e formativa em diferentes contextos formativos e investigativos no Ensino de Ciências e na Educação Ambiental
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas