Ensaio sobre as cores: ética, mimesis e experiência na trilogia de Krzysztof Kielowski (2013)
- Autores:
- Autor USP: TRIANA, BRUNA NUNES DA COSTA - FFLCH
- Unidade: FFLCH
- Sigla do Departamento: FLA
- Assuntos: CINEMA; ANTROPOLOGIA VISUAL
- Palavras-chave do autor: Análise fílmica; Experience; Experiência; Filmic analysis
- Idioma: Português
- Resumo: Esta dissertação tem como foco central uma reflexão sobre a interface entre cinema e antropologia. A partir disso, o objeto da nossa reflexão é a obra fílmica Trilogia das Cores, do diretor polonês Krzysztof Kielowski (1941-1996), produzida entre 1992 e 1994, na França, Polônia e Suíça. Esses filmes têm como contexto histórico-político de produção e filmagem a comemoração do bicentenário da Revolução Francesa, a assinatura do tratado que instituía a União Europeia e a derrocada do leste comunista. No entanto, esses fatos e questões apenas tangenciam os longas-metragens, que se preocupam mais em seguir seus protagonistas, seus dramas e suas dúvidas. A partir da metodologia da análise fílmica e da descrição detalhada dos longas-metragens, queremos articular a obra com determinadas discussões antropológicas, como a questão da experiência, da mimesis e da narração em relação ao cinema, bem como com questões éticas, políticas e históricas que perpassam os filmes e, portanto, nossa análise. Em um primeiro momento, buscamos refletir mais propriamente as dimensões temáticas da obra Trilogia das Cores, caracterizando o estilo do diretor e a invenção de uma Europa e de uma ética iluminista no mundo contemporâneo. Em um segundo momento, este trabalho concentra-se em investigar as associações possíveis entre o cinema e os conceitos benjaminianos de experiência, mimesis e narração. Nesse sentido, procuramos, em um nível mais abstrato da discussão teórico-metodológica, aprofundar asinterpretações acerca dos filmes nas questões sensoriais e nas formas de envolver e trabalhar a linguagem fílmica com o intuito de provocar e transmitir uma experiência ao/no espectador. Assim, esta dissertação volta seu olhar, sobretudo, para os cruzamentos e as relações entre o pensamento cinematográfico e a análise antropológica, a fim de pensar a mediação do cinema, suas formas e potências, a partir das noções de mimesis e narração
- Imprenta:
- Data da defesa: 04.12.2013
-
ABNT
TRIANA, Bruna Nunes da Costa. Ensaio sobre as cores: ética, mimesis e experiência na trilogia de Krzysztof Kielowski. 2013. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-10022014-105143/. Acesso em: 18 set. 2024. -
APA
Triana, B. N. da C. (2013). Ensaio sobre as cores: ética, mimesis e experiência na trilogia de Krzysztof Kielowski (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-10022014-105143/ -
NLM
Triana BN da C. Ensaio sobre as cores: ética, mimesis e experiência na trilogia de Krzysztof Kielowski [Internet]. 2013 ;[citado 2024 set. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-10022014-105143/ -
Vancouver
Triana BN da C. Ensaio sobre as cores: ética, mimesis e experiência na trilogia de Krzysztof Kielowski [Internet]. 2013 ;[citado 2024 set. 18 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8134/tde-10022014-105143/
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas