Exportar registro bibliográfico

Narrativas transmidiáticas: aprendizagem, comunicação e estratégia de conteúdo em iniciativas multi-plataforma (2013)

  • Autores:
  • Autor USP: VALLE, ANDRE ALVES DE LIMA DO - FFLCH
  • Unidade: FFLCH
  • Sigla do Departamento: FLM
  • Assuntos: NARRATIVA; TECNOLOGIA EDUCACIONAL; MÍDIA ELETRÔNICA
  • Palavras-chave do autor: Comunicação multi-plataforma; Content strategy; Design educacional; Design instrucional; Educational design; Estratégia de conteúdo; Instructional design; Media; Mídia; Multi-platform communication; Multimodalidade; Multimodality; Narrativas transmidiáticas; Transmedia narratives
  • Idioma: Português
  • Resumo: As novas dinâmicas de interação possiblitadas pela Web 2.0 reformulam a aprendizagem como atividade que se estende a diversas áreas ligadas ao saber. Aprender à luz das novas tecnologias exige estratégias que se adequem às possibilidades de interação com a informação, conforme particularidades das mídias em que elas se fazem disponíveis, as particularidades de aprendizagem de cada indivíduo e o contexto que determina necessidades de acesso. Educadores, designers instrucionais / educacionais e estrategistas de conteúdo revisam, invariavelmente, processos para melhor compreender os mecanismos pelos quais informação é transformada em conhecimento. Esses estão aptos a interpretar os métodos pelos quais indivíduos processam informação e apropriam conteúdos de origens variadas em uma prática que podemos chamar aprendizagem ou meaning making. Nesse contexto, surge o conceito de narrativas transmidiáticas, capaz de abarcar as práticas de aprendizagem que, multifacetadas, são possibilitadas pelos recursos midiáticos que compõem nosso cotidiano. A construção de significado se dá na medida em que construímos narrativas, linhas mestras coerentes que nos permitem interagir de forma eficiente com os diferentes conteúdos aos quais temos acessos. Esse trabalho investigou o conceito de narrativa e o impacto da utilização de mídias na forma de interagir com os outros e, também, com o conhecimento; a aprendizagem no contexto das narrativas transmidiáticas; dois exemplos concretos e distintosem que aprende-se através de narrativas construídas a partir do uso combinado de mídias. Por fim, buscou-se apontar novos caminhos a serem explorados por pesquisadores interessados na forma como aprendizagem e comunicação se dão em um contexto caracterizado pelas mídias digitais
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 26.11.2013
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      VALLE, Andre Alves de Lima do. Narrativas transmidiáticas: aprendizagem, comunicação e estratégia de conteúdo em iniciativas multi-plataforma. 2013. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-10022014-103956/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Valle, A. A. de L. do. (2013). Narrativas transmidiáticas: aprendizagem, comunicação e estratégia de conteúdo em iniciativas multi-plataforma (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-10022014-103956/
    • NLM

      Valle AA de L do. Narrativas transmidiáticas: aprendizagem, comunicação e estratégia de conteúdo em iniciativas multi-plataforma [Internet]. 2013 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-10022014-103956/
    • Vancouver

      Valle AA de L do. Narrativas transmidiáticas: aprendizagem, comunicação e estratégia de conteúdo em iniciativas multi-plataforma [Internet]. 2013 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8147/tde-10022014-103956/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024