Exportar registro bibliográfico

Comunicação para o desenvolvimento da ética organizacional: desafios, estratégias e resultados em quatro organizações brasileiras (2013)

  • Autores:
  • Autor USP: PARAVENTI, AGATHA EUGÊNIO FRANCO DE CAMARGO - ECA
  • Unidade: ECA
  • Sigla do Departamento: CCA
  • Assuntos: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL; CULTURA ORGANIZACIONAL; COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL; EMPRESAS; ÉTICA (ORGANIZAÇÃO); MEMÓRIA EMPRESARIAL
  • Palavras-chave do autor: Ethics Programs; Memória Organizacional; Organizational Communication; Organizational Culture; Organizational Memory; Programas de Ética; Public Relations; Relações Públicas
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esta dissertação discute a comunicação e seu papel no desenvolvimento da ética nas organizações. Apontou como objetivo geral estudar as estratégias de comunicação, desafios e resultados de quatro organizações brasileiras reconhecidas pela postura ética e sustentável na implementação de seus programas de ética. Na primeira parte foi realizada uma revisão teórica de alguns autores da área de ética empresarial, governança corporativa e comunicação organizacional. Deste estudo, foi sintetizado um quadro guia para o desenvolvimento dos programas de ética organizacionais, um guia para a análise dos códigos de ética, e foram apresentadas mudanças de paradigmas e premissas da área de comunicação para sua efetividade. Estas três abordagens foram avaliadas, então, em um estudo empírico com as organizações Itaú Unibanco, GE, VALE e CPFL - com atuação nacional e que há mais tempo utilizam o Global Reporting Initiative - GRI - classificadas com o status (A+). Foi escolhida uma pesquisa exploratória, de estudo de casos múltiplos, com análise documental dos códigos de ética. A pesquisa permitiu avaliar os programas de ética, os documentos código de ética ou conduta das organizações, e os esforços empreendidos em comunicação. Os resultados da pesquisa foram apresentados e analisados em uma categorização proposta pela autora, que sintetiza os objetivos da pesquisa a partir da revisão teórica. Como resultado da pesquisa, os desafios das organizações são o contexto social de laços fracos e de curto prazo, as pressões de stakeholders, a continuidade de ações e a própria diversidade humanaAs estratégias de comunicação mais eficazes reconhecidas pelas organizações são comunicação de líderes e vinculadas à gestão, a comunicação vinculada ao processo de desenvolvimento da cultura organizacional, o uso dos exemplos, o uso da história como legitimadora do presente da organização, o uso das narrativas dos funcionários e stakeholders, e a criação e promoção dos espaços de diálogo. Este trabalho reforça sua contribuição, como uma observação empírica para o desenvolvimento do fenômeno comunicação a ser gerenciado estrategicamente por toda a organização, de forma humana, aberta e transparente na gestão da ética
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 27.09.2013
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      PARAVENTI, Ágatha Eugênio Franco de Camargo. Comunicação para o desenvolvimento da ética organizacional: desafios, estratégias e resultados em quatro organizações brasileiras. 2013. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-26022014-113748/. Acesso em: 19 abr. 2024.
    • APA

      Paraventi, Á. E. F. de C. (2013). Comunicação para o desenvolvimento da ética organizacional: desafios, estratégias e resultados em quatro organizações brasileiras (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-26022014-113748/
    • NLM

      Paraventi ÁEF de C. Comunicação para o desenvolvimento da ética organizacional: desafios, estratégias e resultados em quatro organizações brasileiras [Internet]. 2013 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-26022014-113748/
    • Vancouver

      Paraventi ÁEF de C. Comunicação para o desenvolvimento da ética organizacional: desafios, estratégias e resultados em quatro organizações brasileiras [Internet]. 2013 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27154/tde-26022014-113748/


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024