Talento, significado e sensibilidade: epistemologia e currículo da semiopublicidade (2013)
- Authors:
- Autor USP: MARQUES FILHO, BRUNO POMPEU - ECA
- Unidade: ECA
- Sigla do Departamento: CCA
- Subjects: PROPAGANDA; PROPAGANDA (ESTUDO E ENSINO); CURRÍCULOS E PROGRAMAS; CONSUMO; SEMIOLOGIA
- Keywords: advertising; consumption; currículo; curriculum; publicidade; semiótica; semiotics; teaching
- Language: Português
- Abstract: Os tempos contemporâneos são tempos de incertezas, de desafios e de transformações. Ambiguidade, hibridismo, mobilidade, imediatismo, muitos são os traços desse tempo que, de tão acelerados, alteram o panorama social em que se vive, deixando alunos, professores, pesquisadores e profissionais atônitos e desorientados. Esta tese de doutorado, sustentada conceitualmente nas teorias do consumo e na semiótica peirceana, procura flagrar o ensino da publicidade nesse conturbado contexto. Valendo-se metodicamente da revisão bibliográfica, das entrevistas em profundidade e da análise de conteúdo das matrizes curriculares e das ementas de dez instituições de ensino superior, esta pesquisa primeiro retrata as carências teórico-paradigmáticas do ensino da publicidade, para, depois, apresentar propostas concretas em favor de uma epistemologia própria da propaganda, refletida em um novo modelo de arranjo disciplinar
- Imprenta:
- Data da defesa: 12.11.2013
-
ABNT
POMPEU, Bruno. Talento, significado e sensibilidade: epistemologia e currículo da semiopublicidade. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-27022014-115406/. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Pompeu, B. (2013). Talento, significado e sensibilidade: epistemologia e currículo da semiopublicidade (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-27022014-115406/ -
NLM
Pompeu B. Talento, significado e sensibilidade: epistemologia e currículo da semiopublicidade [Internet]. 2013 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-27022014-115406/ -
Vancouver
Pompeu B. Talento, significado e sensibilidade: epistemologia e currículo da semiopublicidade [Internet]. 2013 ;[citado 2024 mar. 28 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27153/tde-27022014-115406/ - A apoteose mascarada das marcas no carnaval: uma reflexão a partir dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro
- De “publicidade e propaganda” à “publicidade de causa”: a genealogia de uma modalidade publicitária definidora do contemporâneo
- Publicidade pós-causa: o poder da linguagem publicitária
- Linguagem publicitária: mais que vender produtos e causas, significar uma visão de mundo
- Temas e interesses na pesquisa em publicidade recente: um levantamento bibliométrico das palavras-chave dos trabalhos apresentados nos congressos da Intercom e do Propesq-PP
- A publicidade e a pandemia: Heineken e os novos sentidos na comunicação publicitária
- Comunicação, educação e semiótica: a importância das imagens na busca pela aceitação da diversidade
- A publicidade e a pandemia: Heineken e os novos sentidos na publicidade
- A causa da publicidade
- Debutante
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas