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Saúde e educação: reflexões sobre o processo de medicalização (2013)

  • Autores:
  • Autor USP: BASTOS, HELIVALDA PEDROZA - IP
  • Unidade: IP
  • Sigla do Departamento: PST
  • Assuntos: SAÚDE MENTAL; ORIENTAÇÃO ESCOLAR; EDUCAÇÃO; INSTITUIÇÕES; ESCOLAS; MEDICALIZAÇÃO
  • Palavras-chave do autor: Medicalização; Medicalization
  • Idioma: Português
  • Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo estudar o processo de medicalização e patologização da educação através de entrevistas com psicólogos da rede pública de saúde e coordenadores pedagógicos de escolas públicas focalizando a intervenção desses profissionais nas dificuldades apresentadas no processo ensino-aprendizagem. Medicalização e Patologização entendidas como um processo ideológico que transforma problemas sociais em doenças de indivíduos. Trabalhamos com a região norte do município de São Paulo. Os psicólogos entrevistados atuam em Unidades Básicas de Saúde e os coordenadores pedagógicos em escolas públicas de ensino infantil, fundamental e médio. O método utilizado foi o qualitativo, sendo as entrevistas conduzidas de acordo com o preconizado por José Bleger. A análise desenvolvida utiliza o referencial teórico de Grupos Operativos, tal qual formulado por Enrique Pichon-Rivière. Os resultados apresentados desvelam as dificuldades enfrentadas pelos profissionais no cotidiano de trabalho, principalmente no que tange à estrutura e dinâmica institucional e à formação acadêmica. Como consequência identificam-se processos de medicalização e patologização da educação. Aponta-se para a necessidade de revisão das políticas públicas e melhor instrumentalização teórica e técnica dos profissionais. Indica existir um pacto denegativo entre as instituições que garante a preservação da ordem estabelecida, evitando a crise que toda mudança carrega e, com isso, impedindo a transformação
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 21.10.2013
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      BASTOS, Helivalda Pedroza. Saúde e educação: reflexões sobre o processo de medicalização. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-25022014-164505/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Bastos, H. P. (2013). Saúde e educação: reflexões sobre o processo de medicalização (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-25022014-164505/
    • NLM

      Bastos HP. Saúde e educação: reflexões sobre o processo de medicalização [Internet]. 2013 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-25022014-164505/
    • Vancouver

      Bastos HP. Saúde e educação: reflexões sobre o processo de medicalização [Internet]. 2013 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47134/tde-25022014-164505/


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