Exportar registro bibliográfico

Condições meteorológicas e níveis de poluição na região metropolitana de Lima-Perú / (2013)

  • Authors:
  • Autor USP: ROJAS, CINTHIA SOLEDAD ARELLANO - IAG
  • Unidade: IAG
  • Sigla do Departamento: ACA
  • Subjects: POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA; POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
  • Language: Português
  • Abstract: Este trabalho teve como objetivo investigar o transporte de ozônio associado aos padrões de circulação na Região Metropolitana de Lima (RML). Essa análise foi realizada através da modelagem numérica utilizando o modelo de mesoescala Weather Research and Forecasting/Chemistry (WRF/Chem), um modelo online que representa o acoplamento simultâneo da meteorologia com a química. Também, foi utilizada a base de dados observacionais coletados pela rede operacional do Servicio Nacional de Meteorología e Hidrología del Perú. Foram definidos dois períodos a serem estudados. O primeiro estudo, realizado para o período entre 22 e 28 de janeiro de 2012, foi escolhido em função das condições favoráveis à formação de ozônio observadas e o segundo, realizado para o período entre 05 e 11 de julho de 2012, em função da presença de nebulosidade quase permanente cobrindo grande parte da RML, representando condições desfavoráveis à formação de ozônio. Inicialmente o modelo foi avaliado com dados observacionais de superfície para ambos os períodos de estudo mostrando resultados razoáveis estatisticamente. As concentrações de ozônio medidas nas cinco estações de monitoramento de qualidade do ar, localizadas na zona sul, centro e leste da RML apresentaram valores máximos de até 60 ppb para o ano 2012, estando os resultados obtidos com o modelo bem próximos desse valor, porém, com um antecipação em cerca de duas horas dos horários de máxima. Nas simulações foi possível verificar a presença da brisa marítima nos dois peróodos de estudo. Além disso, como esperado, observou-se que a topografia teve influência significativa na intensidade dos ventos perto da região montanhosa. No primeiro período o vento apresentou-se intenso o suficiente para deslocar a pluma de ozônio formada sobre a parte central da RML para longas distâncias a nordeste da RML. Por outro lado, durante a noite verificou-se a presença (Continuação)(Continua) da brisa terrestre, porém, com magnitudes menores. No segundo período a brisa marítima apresentou-se menos intensa em comparação a janeiro, mas mesmo assim foi suficiente para deslocar a pluma até a parte nordeste de Lima, especificamente sobre as províncias de Canta e Huarochiri. Entretanto, diferentemente do primeiro período, a brisa terrestre apresentou-se com intensidade suficiente para possibilitar o retorno da pluma de ozônio até a RML, que possivelmente favorece a ocorrência de picos noturnos sobre a região durante a madrugada, os quais foram observados nas estações de monitoramento de qualidade do ar. Os resultados obtidos mostram que, apesar da grande influência exercida pela topografia acentuada da Cordilheira dos Andes, circulações de brisa marítima, associadas com a atividade na região urbana de Lima, podem ter papel significativo sobre o processo de dispersão de poluentes na região.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 11.07.2013

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      ROJAS, Cinthia Soledad Arellano. Condições meteorológicas e níveis de poluição na região metropolitana de Lima-Perú /. 2013. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. . Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Rojas, C. S. A. (2013). Condições meteorológicas e níveis de poluição na região metropolitana de Lima-Perú / (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo,.
    • NLM

      Rojas CSA. Condições meteorológicas e níveis de poluição na região metropolitana de Lima-Perú /. 2013 ;[citado 2024 abr. 24 ]
    • Vancouver

      Rojas CSA. Condições meteorológicas e níveis de poluição na região metropolitana de Lima-Perú /. 2013 ;[citado 2024 abr. 24 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

    Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024