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Prática docente e socialização escolar para as diferenças: um estudo sobre estratégias de transformação da ordem em gênero e sexualidade (2013)

  • Authors:
  • Autor USP: SEFTON, ANA PAULA - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDF
  • Subjects: DIFERENÇAS INDIVIDUAIS; RELAÇÕES DE GÊNERO; SOCIALIZAÇÃO; SEXUALIDADE; SOCIOLOGIA EDUCACIONAL; PRÁTICA DE ENSINO
  • Keywords: Cultural Provisions; Diferenças; Differences; Disposições Culturais; Gender; Gênero; Prática Docente; Process of Socialization; Processo Socializador; Sexualidade; Sexuality; Teaching Practice
  • Language: Português
  • Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo identificar e analisar práticas docentes do ensino fundamental de forma a contribuir para o entendimento acerca das estratégias de produção, transmissão e legitimação de disposições culturais voltadas para a equidade de gênero e para as diferenças da sexualidade. O horizonte que norteia tal investigação enfatiza o ambiente escolar e as relações de interdependência entre seus/suas agentes. A hipótese é que, a partir de um contexto socializador específico, pode-se identificar condições para a transformação das disposições culturais de gênero e sexualidade. Como suporte teórico têm-se os Estudos de Sociologia da Educação, sobretudo as contribuições dos estudos de Norbert Elias, no que se refere ao conceito de configuração, além de Estudos de Gênero, de Sexualidade e dos Estudos Culturais, com base em aportes pós-estruturalistas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e exploratória, caracterizada por um estudo de caso em uma escola particular da cidade de Porto Alegre, definida devido às suas práticas de acolhimento às diferenças. Entrevistas com professores/as, com gestores/as escolares e observações de atividades docentes com alunos/as são técnicas de pesquisa utilizadas. Para tanto, identificou-se e analisou-se a atuação e as percepções de professores/as através das seguintes categorias de análise, ilustrativas das modalidades/práticas docentes: 1) Estratégias institucionais e práticas sistêmicas: docentes e escola; 2) Experiênciaspessoais e entrecruzamento de valores: docente e sua constante (trans)formação; 3) Construção do pensar e agir crítico/reflexivo: prática docente e discentes; 4) Estratégias de socialização sob uma de suas matrizes de legitimação: prática docente e o uso de recursos didáticos/discursivos 5) Pulverização e Legitimação de novos olhares: entre docentes e famílias. O intuito foi apresentar, portanto, um caso de práticas alternativas e considerar de que maneira os/as professores/as e, respectivamente, a escola em questão, lidam com os valores generificados e sexistas nas suas práticas docentes em prol da convivência com as diferenças, sem desconsiderar a imersão desses/as atores/as e da escola em uma sociedade sexista
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 10.12.2013
  • Acesso à fonte
    How to cite
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    • ABNT

      SEFTON, Ana Paula. Prática docente e socialização escolar para as diferenças: um estudo sobre estratégias de transformação da ordem em gênero e sexualidade. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-13022014-111315/. Acesso em: 27 abr. 2024.
    • APA

      Sefton, A. P. (2013). Prática docente e socialização escolar para as diferenças: um estudo sobre estratégias de transformação da ordem em gênero e sexualidade (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-13022014-111315/
    • NLM

      Sefton AP. Prática docente e socialização escolar para as diferenças: um estudo sobre estratégias de transformação da ordem em gênero e sexualidade [Internet]. 2013 ;[citado 2024 abr. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-13022014-111315/
    • Vancouver

      Sefton AP. Prática docente e socialização escolar para as diferenças: um estudo sobre estratégias de transformação da ordem em gênero e sexualidade [Internet]. 2013 ;[citado 2024 abr. 27 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-13022014-111315/

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