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Desempenho de sujeitos com comprometimento cognitivo leve em tarefas de compreensão textual (2013)

  • Autores:
  • Autor USP: ROMERO, VIVIAN URBANEJO - FM
  • Unidade: FM
  • Sigla do Departamento: MFT
  • Assuntos: COGNIÇÃO; LINGUAGEM (TESTES); ENVELHECIMENTO; FONOAUDIOLOGIA
  • Palavras-chave do autor: Aging; Cognição; Cognition; Compreensão; Comprehension; Comprometimento cognitivo leve; Envelhecimento; Fonoaudiologia; Language; Language tests; Linguagem; Mild cognitive impairment; Speech, language and hearing sciences; Testes de linguagem
  • Idioma: Português
  • Resumo: INTRODUÇÃO: O comprometimento cognitivo leve tem sido estudado em tarefas de linguagem com alta demanda cognitiva. Análises com base em compreensão de textos que exigem realização de inferências são recentes. Este estudo teve como objetivo verificar o desempenho de sujeitos com comprometimento cognitivo leve em tarefas de compreensão textual que necessitem da realização de inferências e compara-lo ao desempenho de sujeitos normais. MÉTODOS: Foram avaliados 60 sujeitos com idade entre 60 e 89 anos, de ambos os sexos. Os sujeitos foram divididos em dois grupos, sendo 30 sujeitos normais e 30 sujeitos com comprometimento cognitivo leve e pareados por faixa de escolaridade (até 4 anos, de 4 a 8 anos e acima de 9 anos). O instrumento utilizado foi a versão em português do teste do "Gerenciamento do Implícito" que utiliza cinco tipos distintos de inferências (explícitas, lógicas, pragmáticas, distratoras e outras). Foi avaliado o raciocínio inferencial ao fornecer a resposta de 60 questões referentes à leitura de 20 textos pequenos e comparado o desempenho entre os grupos. RESULTADOS: O grupo de sujeitos com comprometimento cognitivo leve mostrou desempenho significativamente menor na realização de inferências do tipo pragmáticas do que o grupo de sujeitos normais. Para os demais tipos de inferências não houve diferença estatística. CONCLUSÃO: Sujeitos com comprometimento cognitivo leve apresentam pior desempenho na realização de inferências do tipo pragmáticas.A semelhança no desempenho entre os grupos para realizar as demais inferências reforça a preservação de aspectos linguístico-cognitivos no comprometimento cognitivo leve. Os resultados confirmam a possibilidade de diferenciar sujeitos com comprometimento cognitivo leve e normais por meio de testes de linguagem
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 07.10.2013
  • Acesso à fonte
    Como citar
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    • ABNT

      ROMERO, Vivian Urbanejo. Desempenho de sujeitos com comprometimento cognitivo leve em tarefas de compreensão textual. 2013. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5162/tde-05022014-105314/. Acesso em: 26 abr. 2024.
    • APA

      Romero, V. U. (2013). Desempenho de sujeitos com comprometimento cognitivo leve em tarefas de compreensão textual (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5162/tde-05022014-105314/
    • NLM

      Romero VU. Desempenho de sujeitos com comprometimento cognitivo leve em tarefas de compreensão textual [Internet]. 2013 ;[citado 2024 abr. 26 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5162/tde-05022014-105314/
    • Vancouver

      Romero VU. Desempenho de sujeitos com comprometimento cognitivo leve em tarefas de compreensão textual [Internet]. 2013 ;[citado 2024 abr. 26 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/5/5162/tde-05022014-105314/

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