Exportar registro bibliográfico

O papel do outro na aquisição da escrita pela criança: o construtivismo na alfabetização e a psicanálise (2013)

  • Autores:
  • Autor USP: ANACLETO, JULIA MARIA BORGES - FE
  • Unidade: FE
  • Sigla do Departamento: EDF
  • Assuntos: ALFABETIZAÇÃO; PSICANÁLISE; CONSTRUTIVISMO (EDUCAÇÃO)
  • Palavras-chave do autor: Alfabetização; Aquisição da escrita; Constructivism; Construtivismo; Emilia Ferreiro; Emilia Ferreiro; Literacy; Psicanálise e educação; Psychoanalysis and education; Whriting acquisition
  • Idioma: Português
  • Resumo: O presente trabalho investiga acerca do papel do outro no processo de aquisição da escrita pela criança. Emilia Ferreiro inaugurou uma abordagem da aquisição da escrita tendo como referência a teoria construtivista piagetiana. Suas pesquisas tiveram grande impacto no meio educacional brasileiro e geraram polêmicas em torno da questão do caráter social da linguagem escrita e do papel do outro na sua aprendizagem. A partir da análise das formulações de Ferreiro, são discutidos estudos que recorrem a outros referenciais teóricos (histórico-culturais e sociológicos) na consideração do aspecto social implicado no processo de aquisição da escrita pela criança, operando um deslocamento no que diz respeito à concepção de linguagem e de sua inserção no campo social. O terceiro, e mais importante, referencial diz respeito à teoria psicanalítica da constituição do sujeito, capaz de fornecer elementos para a consideração da questão de uma perspectiva não sociológica, nem histórico-cultural, porque discute o efeito de sua representação pelo significante. A partir da noção de Outro e das operações de alienação e separação, este trabalho pretende contribuir com o debate sobre o papel do outro na aquisição da escrita e fornecer ferramentas para a interlocução com a perspectiva psicogenética
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 18.11.2013
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      ANACLETO, Julia Maria Borges. O papel do outro na aquisição da escrita pela criança: o construtivismo na alfabetização e a psicanálise. 2013. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22012014-131822/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Anacleto, J. M. B. (2013). O papel do outro na aquisição da escrita pela criança: o construtivismo na alfabetização e a psicanálise (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22012014-131822/
    • NLM

      Anacleto JMB. O papel do outro na aquisição da escrita pela criança: o construtivismo na alfabetização e a psicanálise [Internet]. 2013 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22012014-131822/
    • Vancouver

      Anacleto JMB. O papel do outro na aquisição da escrita pela criança: o construtivismo na alfabetização e a psicanálise [Internet]. 2013 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-22012014-131822/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024