A abordagem geracional como proposta à gestão de pessoas (2013)
- Authors:
- Autor USP: SILVA, RODRIGO CUNHA DA - FEA
- Unidade: FEA
- Sigla do Departamento: EAD
- Subjects: ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS; GERAÇÕES; AMBIENTE DE TRABALHO
- Keywords: Generations; Human resource management; Work environment
- Language: Português
- Abstract: Na literatura sobre gerações, é comum encontrar três classificações baseadas em idade: a geração Baby boomers, a geração X e a geração Y. Paralelamente, estudiosos têm mencionado que empregados pertencentes a diferentes grupos de faixas etárias que atuam em uma mesma organização tendem a possuir distintas expectativas e sistemas de valores. Essas diferenças têm o potencial de se refletirem na percepção dos profissionais sobre o ambiente de trabalho. Por outro lado, é possível supor que organizações com diferentes sistemas de gestão de pessoas apresentem particularidades na maneira de gerenciar pessoas de diferentes idades. Com base em tais reflexões, o objetivo geral desta pesquisa consiste em analisar as implicações das diferenças ou similaridades geracionais sobre a gestão de pessoas de empresas com características diversas. Para o cumprimento de tal objetivo, foram adotados, em sequência, dois focos de análise. No primeiro, foi considerado o delineamento metodológico da pesquisa de levantamento, com o propósito de aferir a percepção dos empregados das 150 Melhores Empresas Para Você Trabalhar. Nesta etapa da pesquisa, a técnica de análise fatorial confirmatória foi empregada para avaliar a validade e identificação dos fatores do ambiente de trabalho. Já para verificar a existência dessas diferenças nas percepções, foi procedida a análise multivariada de variância. No segundo foco de análise, foram realizados dois estudos de casos, em duas organizações que são referênciaem gestão de pessoas no Brasil, com o propósito de compreender a gestão das gerações no contexto organizacional. As duas organizações consideradas para o estudo de múltiplos casos foram a Dow S.A e Promon S. A. Nesta fase, foi possível obter os elementos necessários para compreender a gestão de pessoas em organizações com características diversas, quanto às diferenças ou similaridades advindas de questões geracionais dos seus empregados. O estudo dessas organizações foi baseado na análise da relação de suas políticas e práticas de gestão de pessoas com as questões geracionais advindas do ambiente de trabalho. Entre os resultados obtidos, vale ressaltar que as diferenças de percepção da geração Y em relação à geração X começam a surgir a partir do final da década de 1980, mais precisamente, a partir de 1986. Porém, nas organizações estudadas, tais diferenças geracionais não implicam adaptações da gestão de pessoas de maneira consciente. Em suma, por meio deste estudo, nota-se que o contexto em que a gestão de pessoas acontece influencia a gestão das gerações. Tal influência parece impossibilitar a criação de um padrão único de tal gestão, o que torna ainda mais desafiadora a tarefa de promover a convivência inevitável entre as gerações
- Imprenta:
- Data da defesa: 07.11.2013
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ABNT
SILVA, Rodrigo Cunha da. A abordagem geracional como proposta à gestão de pessoas. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-22012014-140459/. Acesso em: 19 abr. 2024. -
APA
Silva, R. C. da. (2013). A abordagem geracional como proposta à gestão de pessoas (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-22012014-140459/ -
NLM
Silva RC da. A abordagem geracional como proposta à gestão de pessoas [Internet]. 2013 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-22012014-140459/ -
Vancouver
Silva RC da. A abordagem geracional como proposta à gestão de pessoas [Internet]. 2013 ;[citado 2024 abr. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/12/12139/tde-22012014-140459/ - Diferentes gerações e percepções sobre carreiras inteligentes e crescimento profissional nas organizações
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