Exportar registro bibliográfico

Reflexões sobre a relação paciente/cuidador e suas implicações frente a processos decorrentes da epidemia de aids (2013)

  • Authors:
  • Autor USP: PERSICO, BRUNA FONTANELLI GRIGOLLI - FFCLRP
  • Unidade: FFCLRP
  • Sigla do Departamento: 594
  • Subjects: SÍNDROME DE IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA; CUIDADOS DOMICILIARES DE SAÚDE; VULNERABILIDADE
  • Language: Português
  • Abstract: Na década de 1980, as pessoas contaminadas por HIV estavam fadadas à morte, e a doença provocava nas pessoas e na comunidade científica reações como medo e impotência. Naquela época, dados epidemiológicos indicavam que havia maior incidência de casos entre homossexuais masculinos, relacionando o adoecimento a condutas e grupos historicamente marginalizados. Por muito tempo, a aids foi descrita como uma doença letal associada a comportamentos desviantes e penalizados socialmente. O advento dos antirretrovirais associados a exames clínicos e às políticas de prevenção fez com que a aids se tornasse uma doença de característica crónica. A contaminação em mulheres, e em camadas menos favorecidas da sociedade modificaram as descrições da epidemia, passando a considerar as condições materiais e subjetivos de vida como processos determinantes associados à vulnerabilidade ao HIV. Considerando o aumento na sobrevida da pessoa portadora de HIV, este estudo tem como objetivo identificar elementos subsidiários ao cuidado doméstico, no contexto do HIV/aids, relacionados à vivência do contágio pelo portador e suas implicações para o convívio social. De maneira específica, buscou-se compreender as vivências e experiências afetivas que auxiliam ou bloqueiam as relações domésticas, identificando estratégias utilizadas pelas famílias no cuidado do paciente com aids, para assim, propor ações de ajustamento das condutas domésticas que beneficiem a relação de cuidado. Foram realizadas 10 entrevistas individuais com pacientes e 10 entrevistas com cuidadores e pacientes em suas próprias residências. Os resultados apontaram que os determinantes de vulnerabilidade da epidemia têm interferido nas relações interpessoais, e no cuidado doméstico. A partir da Análise dos Conteúdos, baseadas no procedimento de coleta e análise dos dados proposto por Figueiredo el. al (2007), foram identificadas as seguintesCategorias Temáticas em relação às locuções dos pacientes e cuidadores: (1) Drogadição, (2) Tratamento, (3) Aids, (4) Estigmatização e (5) Família. As condições de vida das pessoas portadoras de HIV associadas a processos de vulnerabilidade e exclusão social fundamentam, ainda hoje, as dificuldades relacionadas à infecção, onde as discussões circulam nas bases da epidemia, evidenciando processos como heterossexualização, pauperização, interiorização, e uso de drogas. Neste sentido, este estudo constatou a urgente necessidade da modificação e ampliação de práticas educativas em saúde, possibilitando espaços de discussão para o fortalecimento dos processos de enfrentamento da epidemia, desenvolvendo, por parte dos serviços, condutas de autonomia nas pessoas que vivem com aids e seus cuidadores. Assim, ações de educação em saúde, pautadas em práticas preventivas, deveriam ser prioridades na atenção primária e em Programas de Saúde da Família (CAPES)
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 11.10.2013

  • How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      PÉRSICO, Bruna Fontanelli Grigolli. Reflexões sobre a relação paciente/cuidador e suas implicações frente a processos decorrentes da epidemia de aids. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2013. . Acesso em: 19 set. 2024.
    • APA

      Pérsico, B. F. G. (2013). Reflexões sobre a relação paciente/cuidador e suas implicações frente a processos decorrentes da epidemia de aids (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto.
    • NLM

      Pérsico BFG. Reflexões sobre a relação paciente/cuidador e suas implicações frente a processos decorrentes da epidemia de aids. 2013 ;[citado 2024 set. 19 ]
    • Vancouver

      Pérsico BFG. Reflexões sobre a relação paciente/cuidador e suas implicações frente a processos decorrentes da epidemia de aids. 2013 ;[citado 2024 set. 19 ]

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024