Gestão da comunicação intercultural nas organizações brasileiras em tempos de globalização (2012)
- Autor:
- Autor USP: FERRARI, MARIA APARECIDA - ECA
- Unidade: ECA
- DOI: 10.24860/comunicologia.v5i1.3735
- Subjects: GESTÃO DA COMUNICAÇÃO; COMUNICAÇÃO; CULTURA
- Keywords: Interculturalidade
- Language: Português
- Abstract: Atualmente, a gestão da comunicação intercultural emerge como um desafio na agenda das organizações que, cada vez mais, estão buscando novos olhares para lidar com os complexos problemas e conflitos contemporâneos. O estudo da interculturalidade, principalmente naquelas organizações que estão se internacionalizando, exige a adoção de uma perspectiva sistêmica, pois a análise da comunicação intercultural precisa ir além da simples comparação entre culturas e do levantamento de semelhanças e diferenças. A presente reflexão faz parte de um estudo mais amplo que tem como escopo a análise do comportamento comunicacional de algumas organizações brasileiras no processo de internacionalização. Na primeira etapa, apresentamos um resgate da literatura especializada sobre a interculturalidade e seus elementos, a cultura organizacional e o processo de comunicação com o objetivo principal de buscar pontos de intersecção entre os elementos que permeiam os contextos organizacionais
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Comunicologia
- ISSN: 1981-2132
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 5, n. 1, p. 178-204, 2012
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo NÃO é de acesso aberto
-
ABNT
FERRARI, Maria Aparecida. Gestão da comunicação intercultural nas organizações brasileiras em tempos de globalização. Comunicologia, v. 5, n. 1, p. 178-204, 2012Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.24860/comunicologia.v5i1.3735. Acesso em: 29 mar. 2024. -
APA
Ferrari, M. A. (2012). Gestão da comunicação intercultural nas organizações brasileiras em tempos de globalização. Comunicologia, 5( 1), 178-204. doi:10.24860/comunicologia.v5i1.3735 -
NLM
Ferrari MA. Gestão da comunicação intercultural nas organizações brasileiras em tempos de globalização [Internet]. Comunicologia. 2012 ; 5( 1): 178-204.[citado 2024 mar. 29 ] Available from: https://doi.org/10.24860/comunicologia.v5i1.3735 -
Vancouver
Ferrari MA. Gestão da comunicação intercultural nas organizações brasileiras em tempos de globalização [Internet]. Comunicologia. 2012 ; 5( 1): 178-204.[citado 2024 mar. 29 ] Available from: https://doi.org/10.24860/comunicologia.v5i1.3735 - La comunicación como apoyo estratégico en la empresa
- Comunicação, estudos para a paz e violência organizacional: uma perspectiva crítica. [Apresentação]
- Levantamento dos cursos de relações públicas no Brasil: práticas dos coordenadores e docentes no processo ensino-aprendizagem
- Structure of the public relations/communication department: key findings from a global study
- Relacionamento: la clave para el diálogo corporativo
- Comunicação intercultural: perspectivas, dilemas e desafios
- Reflexões sobre comunicação organizacional na América Latina: ventos da mudança na gestão da diversidade
- Relações públicas contemporâneas: a cultura e os valores organizacionais como fundamento para a estratégia da comunicação
- A importância dos relacionamentos colaborativospara startups em ambientes de inovação: estudo de caso do Cietec
- Comunicación y cultura: análisis de la realidad de las relaciones públicas en organizaciones chilenas y brasileñas
Informações sobre o DOI: 10.24860/comunicologia.v5i1.3735 (Fonte: oaDOI API)
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas