A construção do conhecimento da enfermagem baseada no método construtivista (2013)
- Authors:
- Autor USP: PRADO, CLAUDIA - EE
- Unidade: EE
- DOI: 10.1590/S0080-623420130000400032
- Subjects: EDUCAÇÃO (ENFERMAGEM); ENSINO E APRENDIZAGEM; EQUIPE DE ENFERMAGEM
- Language: Português
- Abstract: Este artigo teve o objetivo de realizar uma reflexão acerca da teoria de Vygotsky no processo de construção do conhecimento dos profi ssionais de enfermagem. Na abordagem vygotskyana, o homem é visto como alguém que transforma e é transformado nas relações que acontecem em uma determinada cultura, caracterizado por uma interação dialética desde o nascimento entre o ser humano e o meio social e cultural em que se insere. A proposta do construtivismo encaixa-se nesse contexto, pois busca explicar como se modificam as estratégias de conhecimento do indivíduo no decorrer da sua vida. As ideias construtivistas preconizadas por Vygotsky podem representar um método alternativo para os estudos teórico-práticos na área da saúde, especialmente quanto à dimensão subjetiva do processo de trabalho junto à equipe de enfermagem.
- Imprenta:
- Source:
- Título do periódico: Revista da Escola de Enfermagem da USP
- ISSN: 0080-6234
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 47, n. 4, p. 997-1000, ago. 2013
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
HEIMANN, Candice et al. A construção do conhecimento da enfermagem baseada no método construtivista. Revista da Escola de Enfermagem da USP, v. 47, n. 4, p. 997-1000, 2013Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0080-623420130000400032. Acesso em: 25 set. 2024. -
APA
Heimann, C., Prado, C., Moraes, R. R. S. P. de, Vidal, G. V., Liberal, D., Oliveira, G. K. da S., & Barata, M. V. (2013). A construção do conhecimento da enfermagem baseada no método construtivista. Revista da Escola de Enfermagem da USP, 47( 4), 997-1000. doi:10.1590/S0080-623420130000400032 -
NLM
Heimann C, Prado C, Moraes RRSP de, Vidal GV, Liberal D, Oliveira GK da S, Barata MV. A construção do conhecimento da enfermagem baseada no método construtivista [Internet]. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2013 ; 47( 4): 997-1000.[citado 2024 set. 25 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S0080-623420130000400032 -
Vancouver
Heimann C, Prado C, Moraes RRSP de, Vidal GV, Liberal D, Oliveira GK da S, Barata MV. A construção do conhecimento da enfermagem baseada no método construtivista [Internet]. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 2013 ; 47( 4): 997-1000.[citado 2024 set. 25 ] Available from: https://doi.org/10.1590/S0080-623420130000400032 - Ensino-aprendizagem da Escala de Coma de Glasgow: análise de duas técnicas em enfermeiros do serviço de emergência
- Mapas conceituais: uma experiência com a metodologia webquest
- Mediação pedagógica em fóruns online na licenciatura em enfermagem
- Estágio curricular supervisionado na licenciatura de enfermagem: o processo de formação impulsionando novas práticas pedagógicas
- Reflexões da teleenfermagem no Brasil e suas implicações para o Sistema Único de Saúde
- Ações e projetos de um corpo docente multiprofissional em um Curso de Graduação em Enfermagem
- Portfólio reflexivo educacional: construção de aula virtual para licenciandos em Enfermagem
- Perfil e fluência digital de licenciandos de enfermagem
- Metodologia dialética: desenvolvimento e validação de aula virtual na plataforma moodle
- Aula virtual na licenciatura em enfermagem: da elaboração à avaliação da aprendizagem
Informações sobre o DOI: 10.1590/S0080-623420130000400032 (Fonte: oaDOI API)
Download do texto completo
Tipo | Nome | Link | |
---|---|---|---|
PRADO, C doc 49.pdf | Direct link |
How to cite
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas