Exportar registro bibliográfico

Manutenção de respostas de observação por classes de estímulos formadas por reversões repetidas de discriminações simples simultâneas (2013)

  • Authors:
  • Autor USP: RAMOS, DIANA CATALINA SERRANO - IP
  • Unidade: IP
  • Sigla do Departamento: PSE
  • Subjects: DISCRIMINAÇÃO VISUAL; APRENDIZAGEM POR DISCRIMINAÇÃO; FORMAÇÃO DE CONCEITO; REFORÇO SECUNDÁRIO; FIXAÇÃO DO OLHAR; ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS
  • Keywords: Class-stimulus formation; Formação de classes de estímulos; Observing response; Resposta de observação; Reversal shift learning; Reversão de discriminação
  • Language: Português
  • Abstract: Estudos demonstram que estímulos discriminativos de maiores probabilidades de reforço mantêm respostas de observação. Por sua vez, estímulos que compartilham funções discriminativas podem compor uma classe funcional de estímulos. Em vista disso, esta pesquisa investigou se estímulos que compartilhavam funções discriminativas, ao formar classes funcionais, passariam a reforçar respostas de observação. Dez adultos foram expostos a um treino discriminativo simples simultâneo com dois conjuntos de quatro estímulos cada. Na sequência, de modo a estabelecer classes funcionais, foram realizadas quatro reversões de contingências com tentativas de teste (sonda). Durante todo o procedimento, os participantes usaram um equipamento de rastreamento ocular para mensurar suas respostas de observação. Os resultados mostraram que oito participantes aprenderam as discriminações; sete participantes mostraram formação de classes funcionais com pelo menos um dos conjuntos usados; e, para um participante, não houve formação de classes. A avaliação das respostas de observação mostrou que, para quatro participantes, estímulos que compuseram em classes funcionais passaram a manter correspondentemente respostas de observação, sugerindo que, ao se estabelecerem como classes de estímulos discriminativos, os estímulos passaram a exercer funções reforçadoras condicionadas para respostas de observação. Dessa forma, classes de estímulos discriminativos constituem-se, também, como classes de reforçadorescondicionados
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 12.07.2013
  • Acesso à fonte
    How to cite
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      RAMOS, Diana Catalina Serrano. Manutenção de respostas de observação por classes de estímulos formadas por reversões repetidas de discriminações simples simultâneas. 2013. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-22112013-123707/. Acesso em: 23 abr. 2024.
    • APA

      Ramos, D. C. S. (2013). Manutenção de respostas de observação por classes de estímulos formadas por reversões repetidas de discriminações simples simultâneas (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-22112013-123707/
    • NLM

      Ramos DCS. Manutenção de respostas de observação por classes de estímulos formadas por reversões repetidas de discriminações simples simultâneas [Internet]. 2013 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-22112013-123707/
    • Vancouver

      Ramos DCS. Manutenção de respostas de observação por classes de estímulos formadas por reversões repetidas de discriminações simples simultâneas [Internet]. 2013 ;[citado 2024 abr. 23 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/47/47132/tde-22112013-123707/


Digital Library of Intellectual Production of Universidade de São Paulo     2012 - 2024