Uma análise dos serviços públicos eletrônicos sob a ótica dos gestores públicos e dos usuários (2013)
- Autores:
- Autor USP: FERNANDES, FLÁVIA - FEARP
- Unidade: FEARP
- Sigla do Departamento: EAD
- Assuntos: GOVERNO ELETRÔNICO; ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA; SERVIÇOS PÚBLICOS; ELETRÔNICA; QUALIDADE DO PROCESSO
- Palavras-chave do autor: e-government electronic public services; modelos de avaliação de qualidade; new public management; nova administração pública; quality assessment models; serviços públicos eletrônicos
- Idioma: Português
- Resumo: O objetivo desta pesquisa foi avaliar a qualidade dos serviços públicos eletrônicos sob a ótica dos gestores públicos e dos usuários. Para realizar tal pesquisa foram realizadas entrevistas em profundidade com os gestores públicos da cidade de Ribeirão Preto e da cidade de Vinhedo. E também, foram aplicados questionários em sua forma on line para avaliar a satisfação dos usuários em relação ao site municipal (cidade de Ribeirão Preto) e o site estadual (site do Programa Poupatempo). Os resultados obtidos na pesquisa foram que os itens relacionados à facilidade de uso do site, oferecimento do que era esperado, fornecimento das informações com qualidade e o estímulo do site ao uso repetido foram os fatores melhor avaliados pelos usuários na cidade de Ribeirão Preto. E na cidade de Vinhedo, os itens que foram melhores avaliados foram: o fornecimento das informações com qualidade, o estímulo do site ao uso repetido e o oferecimento do que era esperado. Tais resultados implicam que apesar das diferenças existentes entre as cidades, os itens relacionados à satisfação dos usuários foram praticamente os mesmos. Logo, esta pesquisa contribuiu para auxiliar os gestores públicos municipais a nortear as suas ações para melhoria da qualidade dos serviços públicos oferecidos. A pesquisa revelou a necessidade de uma efetiva coordenação por parte de órgãos federais no sentido de facilitar o desenvolvimento dos serviços de governo eletrônico. Pesquisas futuras nesta área poderiam replicar o questionário e as entrevistas aplicadas visando corroborar os elementos identificados em outras esferas governamentais
- Imprenta:
- Local: Ribeirão Preto
- Data de publicação: 2013
- Data da defesa: 31.10.2013
-
ABNT
FERNANDES, Flávia. Uma análise dos serviços públicos eletrônicos sob a ótica dos gestores públicos e dos usuários. 2013. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2013. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-06122013-094444/. Acesso em: 20 set. 2024. -
APA
Fernandes, F. (2013). Uma análise dos serviços públicos eletrônicos sob a ótica dos gestores públicos e dos usuários (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-06122013-094444/ -
NLM
Fernandes F. Uma análise dos serviços públicos eletrônicos sob a ótica dos gestores públicos e dos usuários [Internet]. 2013 ;[citado 2024 set. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-06122013-094444/ -
Vancouver
Fernandes F. Uma análise dos serviços públicos eletrônicos sob a ótica dos gestores públicos e dos usuários [Internet]. 2013 ;[citado 2024 set. 20 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/96/96132/tde-06122013-094444/
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas