Atenção e linguagem em crianças com fissuras labiopalatinas (2013)
- Autores:
- Autor USP: TABAQUIM, MARIA DE LOURDES MERIGHI - FOB
- Unidade: FOB
- Assuntos: ATENÇÃO; LINGUAGEM; CRIANÇAS; FISSURA LÁBIOPALATINA
- Idioma: Português
- Resumo: Objetivos: A literatura tem apontado alterações significativas nas habilidades comunicativas de crianças com Fissura Labiopalatina (FLP) isolada, com prejuízos nas competências necessárias ao desempenho escolar satisfatório, envolvendo as funções linguísticas, memoria de trabalho e funções executivas, entre elas, as atencionais¹. Este estudo teve como objetivo verificar o desempenho atencional e cognitivo-linguístico de 22 sujeitos com fissura labiopalatina transforame reparada, matriculados no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC-USP) Métodos/Procedimentos: Após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) sob o nº 340/2011, selecionou-se uma amostra de 22 sujeitos com fissura labiopalatina transforame reparada, matriculados no Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais (HRAC-USP), ambos os sexos, de 8 a 11 anos, avaliados por meio do Teste de Atenção Visual (TAVIS-3), Teste de Vocabulário por Imagens Peabody (TVIP) e Exame Neuropsicológico (ENP)². Resultados: (tabelas) No domínio do vocabulário receptivo e expressivo, 18 sujeitos (82%) tiveram desempenhos na média e acima do esperado. Nas provas Neuropsicológicas, os resultados mais prejudicados foram em provas relacionadas à memoria operacional auditiva (54,2%), à organização acústico-motriz de estruturas rítmicas (67%) e ao domínio das funções cognitivas linguísticas (49%). Conclusões: As competências atencionais e cognitivo-linguisticas de crianças com fissura labiopalatina transforame, encontravam-se aquém do esperado para a faixa de desenvolvimento, indicando recursos limitados interferentes nas competências de habilidades importantes para a aprendizagem.
- Imprenta:
- Editora: Universidade de São Paulo
- Local: São Paulo
- Data de publicação: 2013
- Fonte:
- Título do periódico: Resumos
- Nome do evento: Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo - SIICUSP
-
ABNT
TABAQUIM, Maria de Lourdes Merighi e JACOB, Mahyara F. Atenção e linguagem em crianças com fissuras labiopalatinas. 2013, Anais.. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2013. . Acesso em: 25 abr. 2024. -
APA
Tabaquim, M. de L. M., & Jacob, M. F. (2013). Atenção e linguagem em crianças com fissuras labiopalatinas. In Resumos. São Paulo: Universidade de São Paulo. -
NLM
Tabaquim M de LM, Jacob MF. Atenção e linguagem em crianças com fissuras labiopalatinas. Resumos. 2013 ;[citado 2024 abr. 25 ] -
Vancouver
Tabaquim M de LM, Jacob MF. Atenção e linguagem em crianças com fissuras labiopalatinas. Resumos. 2013 ;[citado 2024 abr. 25 ] - Estresse: realidade vivenciada por enfermeiros atuantes em um Centro de Terapia Intensiva
- Avaliação neuropsicológica em crianças com fissura de lábio e palato
- Distúrbio de conduta e transtorno de déficit de atenção/hiperatividade: uma análise diferencial
- Constructive dyspraxia in children with cleft lip and palate
- Comparative study of a neuropsychological repair program aimed to attentional executive functions in children with cleft lip and palate
- Estudo do estresse de pais de pacientes com fissura labiopalatina em processo cirúrgico
- Funções neuropsicológicas na paralisia cerebral
- Executive neuropsychological aspects of individuals with cleft lip palate
- Higiene bucal em adolescentes com fissura labiopalatina: um estudo sobre comportamento executive
- Remediação cognitiva em criança com deficiência auditiva neurossensorial usuária de implante coclear
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas