Marketing e gestão estratégica de hotelaria: um estudo bibliométrico (2013)
- Autores:
- Autor USP: TOMAZZONI, EDEGAR LUÍS - EACH
- Unidade: EACH
- DOI: 10.7784/rbtur.v7i1.546
- Assuntos: HOTELARIA; TURISMO; BIBLIOMETRIA; PESQUISA CIENTÍFICA
- Idioma: Português
- Resumo: Apesar das dúvidas e dos questionamentos quanto à sua consistência teórica, a tendência é que os estudos em turismo se consolidem como campo científico. A produção de estudos sobre hotelaria, como atividade essencial do turismo ainda é recente, mas se destaca nos espaços epistemológicos organizacionais. Este artigo analisa a produção do conhecimento e as contribuições para o avanço científico dos estudos de marketing e de gestão estratégica de hotelaria dos artigos publicados pelos principais periódicos acadêmicos de turismo do Brasil. O método foi a investigação bibliométrica. Entre os 552 artigos publicados no período de abril de 2008 a agosto de 2012, identificaram-se 64 sobre hotelaria, dezesseis dos quais se fundamentam na disciplina de marketing e nove na disciplina de estratégia. Os estudos mostram a complexidade da gestão estratégica e mercadológica das organizações hoteleiras e proporcionam, aos pesquisadores acadêmicos, aos gestores e aos profissionais da hotelaria, reflexões sobre a importância do conhecimento na área
- Imprenta:
- Fonte:
- Título do periódico: RBTUR - Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo
- ISSN: 1982-6125
- Volume/Número/Paginação/Ano: v. 7, n. 1, p. 35-50, jan./abr. 2013
- Este periódico é de acesso aberto
- Este artigo é de acesso aberto
- URL de acesso aberto
- Cor do Acesso Aberto: gold
- Licença: cc-by
-
ABNT
TOMAZZONI, Edegar Luis e BOCK, Isabel Angelica de Andrade. Marketing e gestão estratégica de hotelaria: um estudo bibliométrico. RBTUR - Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, v. 7, n. ja/abr. 2013, p. 35-50, 2013Tradução . . Disponível em: https://doi.org/10.7784/rbtur.v7i1.546. Acesso em: 28 mar. 2024. -
APA
Tomazzoni, E. L., & Bock, I. A. de A. (2013). Marketing e gestão estratégica de hotelaria: um estudo bibliométrico. RBTUR - Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo, 7( ja/abr. 2013), 35-50. doi:10.7784/rbtur.v7i1.546 -
NLM
Tomazzoni EL, Bock IA de A. Marketing e gestão estratégica de hotelaria: um estudo bibliométrico [Internet]. RBTUR - Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo. 2013 ; 7( ja/abr. 2013): 35-50.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.7784/rbtur.v7i1.546 -
Vancouver
Tomazzoni EL, Bock IA de A. Marketing e gestão estratégica de hotelaria: um estudo bibliométrico [Internet]. RBTUR - Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo. 2013 ; 7( ja/abr. 2013): 35-50.[citado 2024 mar. 28 ] Available from: https://doi.org/10.7784/rbtur.v7i1.546 - Lazer e museus: uma reflexão sobre seus significados e interações
- A regionalização turística do Rio Grande do Sul e sua contribuição como referência para a gestão regionalizada do turismo no Brasil
- Círculo virtuoso de satisfacción de los turistas del evento Natal Luz y desarrolo turístico y socioeconómico de Gramado (Serra Gaúcha, Brasil)
- Procedimento operativo estandarizado para la regeduría de pisos y la gestión ambiental sustentable en hotelería
- La gestión de la equidad y la cooperación Tecnica para a reclasificación da oferta de interés turístico-cultural y la creación del cluster en Montevideo, Uruguay
- Hospitalidade e inovação do “Natal Luz” de Gramado (RS), pioneiro e único evento do gênero no Brasil
- Formação e atuação profissional em hotelaria hospitalar na cidade de São Paulo
- Procedimiento operativo estandarizado para la regeduría de pisos y la gestión ambiental sustentable en hotelería
- A Parada do Orgulho Gay e suas contribuições para o desenvolvimento turístico, social e humano da cidade de São Paulo
- Turismo com base na natureza (TBN): modelo teórico para análise da satisfação dos visitantes
Informações sobre o DOI: 10.7784/rbtur.v7i1.546 (Fonte: oaDOI API)
Como citar
A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas