Exportar registro bibliográfico

Relações entre conhecimento ortográfico e habilidades de produção textual em diferentes situações de produção (2013)

  • Autores:
  • Autor USP: NOBILE, GISLAINE GASPARIN - FFCLRP
  • Unidade: FFCLRP
  • Sigla do Departamento: 594
  • Assuntos: ESCRITA; ORTOGRAFIA; HABILIDADES PARA ESCRITA
  • Palavras-chave do autor: habilidades metalinguísticas; metalinguistic skills; produção de texto; spelling; text production
  • Idioma: Português
  • Resumo: A produção do texto escrito depende, além do domínio básico do código alfabético, de conhecimentos a respeito das normas ortográficas, bem como de conhecimentos relacionados à estrutura de diferentes gêneros textuais. Considerando a complexidade da aprendizagem da escrita, que envolve o desenvolvimento de habilidades metalinguísticas, e a permanência de dificuldades apresentadas por muitas crianças ao longo da escolaridade, esta pesquisa teve como objetivos principais investigar as relações entre conhecimento ortográfico e produção escrita de textos, além de analisar em que medida diferentes condições de produção afetam a qualidade dos textos escritos. Participaram do estudo 72 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. A coleta de dados foi feita através da aplicação coletiva de um ditado de palavras para avaliação da competência ortográfica e três produções de texto: livre, a partir de sequência de figuras e reconto. Os dados foram analisados em função da natureza e frequência dos erros ortográficos, e da classificação das produções de texto em diferentes categorias. Análises estatísticas descritivas permitiram verificar que os alunos possuíam um domínio precário da ortografia, sendo os erros ortográficos mais frequentes aqueles envolvendo regularidades contextuais ou morfossintática, além de casos irregulares. As produções mais elaboradas estruturalmente foram aquelas realizadas a partir de suportes visuais (figuras) e orais (reconto). Análises inferenciais mostraram que há correlação positiva moderada entre escrever ortograficamente correto e produzir textos mais elaborados. Discute-se a importância de um ensino explícito das regras ortográficas, que envolva o desenvolvimento de habilidades metafonológicas e metamorfossintáticas, favorecendo o domínio da ortografia e colaborando para a liberaçãode recursos cognitivos a serem utilizados na produção de textos mais elaborados. Estes, por sua vez, podem beneficiar-se de intervenções educativas voltadas para o desenvolvimento de habilidades metatextuais, bem como da produção de textos apoiados em suportes que sugiram uma estrutura (narrativa) mais elaborada
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 26.08.2013
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      NOBILE, Gislaine Gasparin. Relações entre conhecimento ortográfico e habilidades de produção textual em diferentes situações de produção. 2013. Dissertação (Mestrado) – Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto, 2013. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-11092013-141129/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Nobile, G. G. (2013). Relações entre conhecimento ortográfico e habilidades de produção textual em diferentes situações de produção (Dissertação (Mestrado). Universidade de São Paulo, Ribeirão Preto. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-11092013-141129/
    • NLM

      Nobile GG. Relações entre conhecimento ortográfico e habilidades de produção textual em diferentes situações de produção [Internet]. 2013 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-11092013-141129/
    • Vancouver

      Nobile GG. Relações entre conhecimento ortográfico e habilidades de produção textual em diferentes situações de produção [Internet]. 2013 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/59/59137/tde-11092013-141129/


Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024