Exportar registro bibliográfico

Ponto de vista a(u)torizado: composições da autoria no documentário brasileiro contemporâneo (2013)

  • Autores:
  • Autor USP: SILVA, MARIANA DUCCINI JUNQUEIRA DA - ECA
  • Unidade: ECA
  • Sigla do Departamento: CCA
  • Assuntos: DOCUMENTÁRIO; CINEMA; AUTORIA (CINEMA); ANÁLISE DE CONTEÚDO
  • Palavras-chave do autor: alteridade; alterity; authorship; autoria; contemporary Brazilian documentary; discourse genres; documentário brasileiro contemporâneo; gêneros discursivos; point of view; ponto de vista
  • Idioma: Português
  • Resumo: Aspecto central no documentário brasileiro contemporâneo, a valorização da experiência do outro como vivência singular faz com que voltemos os olhos e os ouvidos ao homem comum, às expressões individuais, às formas particulares com que os indivíduos ordenam seu estar no mundo. Estruturados prioritariamente por um encontro entre sujeitos, esses filmes podem apresentar uma composição da alteridade que não se reduza às configurações de um "indivíduo típico", assim como às de um "outro absolutizado". Instiga-nos, nas modulações dessa relação, apreender um ponto de vista que se a(u)toriza no documentário, engendrando um espaço de autoria: ao mesmo tempo em que se inscreve na cena, organiza o filme como discurso, pela distribuição das formas de ver e ouvir o outro - panorama em que se tornam apreensíveis as condições que dão forma ao encontro. A análise da autoria no documentário contemporâneo, conforme propomos, considera os condicionantes históricos que o compreendem como gênero discursivo, ao mesmo tempo em que suscita a investigação dos efeitos de singularidade apreensíveis nos filmes, que remetem a um nome de autor. Sob conformações estéticas específicas, delineiam-se lugares de autoria que, pela especificidade do documentário como prática social, não são alheios a uma determinação ética: aquela que se estabelece quando, postos em relação, sujeito da câmera e sujeito para a câmera tornam-se interdependentes, dimensão em que, no encontro com o outro, faz-se do próprio sujeito um outro.Propomos uma análise inter-relacionada, distribuída em três capítulos, dos documentários Nós que aqui estamos por vós esperamos (1999), de Marcelo Masagão; Santiago (2007), de João Moreira Salles; e Pacific (2009), de Marcelo Pedroso; A pessoa é para o que nasce (2005), de Roberto Berliner; Estamira (2006), de Marcos Prado; e Garapa (2009), de José Padilha; Santo forte (1999), de Eduardo Coutinho; A falta que me faz (2009), de Marília Rocha; e O céu sobre os ombros (2010), de Sérgio Borges
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 03.05.2013
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      SILVA, Mariana Duccini Junqueira da. Ponto de vista a(u)torizado: composições da autoria no documentário brasileiro contemporâneo. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-23082013-094442/. Acesso em: 19 set. 2024.
    • APA

      Silva, M. D. J. da. (2013). Ponto de vista a(u)torizado: composições da autoria no documentário brasileiro contemporâneo (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-23082013-094442/
    • NLM

      Silva MDJ da. Ponto de vista a(u)torizado: composições da autoria no documentário brasileiro contemporâneo [Internet]. 2013 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-23082013-094442/
    • Vancouver

      Silva MDJ da. Ponto de vista a(u)torizado: composições da autoria no documentário brasileiro contemporâneo [Internet]. 2013 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/27/27152/tde-23082013-094442/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024