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Sustentabilidade e ética ecológica: valores, atitudes e a formação ambiental de educadores (2001)

  • Authors:
  • Autor USP: ROIZMAN, LAURA GORRESIO - FSP
  • Unidade: FSP
  • Sigla do Departamento: HSA
  • DOI: 10.11606/T.6.2001.tde-10052021-100225
  • Subjects: MEIO AMBIENTE; EDUCAÇÃO AMBIENTAL; DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL; ECOLOGIA (ÉTICA;EDUCAÇÃO); SAÚDE AMBIENTAL; SAÚDE PÚBLICA; RECURSOS NATURAIS
  • Agências de fomento:
  • Language: Português
  • Abstract: Realizou-se um estudo teórico sobre a sustentabilidade e seus desafios éticos. Foi feita uma pesquisa empírica com educadores para conhecer e inter-relacionar valores, atitudes e ações educativas em meio ambiente e educação ambiental. Um levantamento foi realizado numa amostra de 305 educadores. Aplicou-se questionário estruturado. Os domínios relacionados aos valores ambientais, foram identificados por análise fatorial e método de componentes principais com rotação varimax. Criaram-se índices para a dimensão de valores, atuação do educador em educação ambiental, importância atribuída à educação ambiental e fatores limitantes. Sua consistência foi analisada pelo alfa de Crombach e suas correlações pelos coeficientes de correlação linear de Pearson e Spearman. Identificaram-se seis dimensões de fatores: ecocêntricos, científicos, instrumentais, humanísticos; urbanísticos, antropocêntricos. Os índices alfa de Crombach foram estatisticamente consistentes. Grande parte dos educadores possui um sistema de valores ecocêntrico, preocupa-se com a preservação ambiental, acredita que a educação ambiental é um componente fundamental, mas poucos a exercem. Foram apontadas barreiras para o engajamento destes profissionais. Encontraram-se correlações estatisticamente significativas entre os valores ambientais, a importância que o educador atribui à educação ambiental e sua atuação em educação ambiental. Fatores correlacionados com valores contrários à preservação do meio ambiente correlacionam-se negativamente com a atuação em educação ambiental. Comparações com dados da literatura indicam que outras variáveis como o conhecimento em ecologia, a motivação pessoal, o conhecimento de estratégias de ação ambiental, a autoestima, o poder pessoal, influenciam cidadania dos indivíduos, devendo ser trabalhadas na formação de educadores.
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 17.04.2001
  • Acesso à fonteDOI
    Informações sobre o DOI: 10.11606/T.6.2001.tde-10052021-100225 (Fonte: oaDOI API)
    • Este periódico é de acesso aberto
    • Este artigo é de acesso aberto
    • URL de acesso aberto
    • Cor do Acesso Aberto: gold
    • Licença: cc-by-nc-sa

    How to cite
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    • ABNT

      ROIZMAN, Laura Gorresio. Sustentabilidade e ética ecológica: valores, atitudes e a formação ambiental de educadores. 2001. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001. Disponível em: https://doi.org/10.11606/T.6.2001.tde-10052021-100225. Acesso em: 19 set. 2024.
    • APA

      Roizman, L. G. (2001). Sustentabilidade e ética ecológica: valores, atitudes e a formação ambiental de educadores (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Paulo. Recuperado de https://doi.org/10.11606/T.6.2001.tde-10052021-100225
    • NLM

      Roizman LG. Sustentabilidade e ética ecológica: valores, atitudes e a formação ambiental de educadores [Internet]. 2001 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.6.2001.tde-10052021-100225
    • Vancouver

      Roizman LG. Sustentabilidade e ética ecológica: valores, atitudes e a formação ambiental de educadores [Internet]. 2001 ;[citado 2024 set. 19 ] Available from: https://doi.org/10.11606/T.6.2001.tde-10052021-100225

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