Exportar registro bibliográfico

Mineração de fluxos contínuos de dados para jogos de computador (2013)

  • Autores:
  • Autor USP: VALLIM, ROSANE MARIA MAFFEI - ICMC
  • Unidade: ICMC
  • Sigla do Departamento: SCC
  • Assuntos: APRENDIZADO COMPUTACIONAL; JOGOS DE COMPUTADOR; MODELAGEM DE DADOS; MINERAÇÃO DE DADOS; ALGORITMOS GENÉTICOS
  • Palavras-chave do autor: Behavior change detection; Computer games; Data strams; Detecção de mudança de comportamento; Fluxos de dados; Jogos computacionais; Modelagem de jogadores; Player modeling
  • Idioma: Português
  • Resumo: Um dos desafios da Inteligência Artificial aplicada em jogos é o aprendizado de comportamento, em que o objetivo é utilizar estatísticas obtidas da interação entre jogador e jogo de modo a reconhecer características particulares de um jogador ou monitorar a evolução de seu comportamento no decorrer do tempo. A maior parte dos trabalhos na área emprega modelos previamente aprendidos, por meio da utilização de algoritmos de Aprendizado de Máquina. Entretanto, são poucos os trabalhos que consideram que o comportamento de um jogador pode evoluir no tempo e que, portanto, reconhecer quando essas mudanças ocorrem é o primeiro passo para produzir jogos que se adaptam automaticamente às capacidades do jogador. Para detectar variações comportamentais em um jogador, são necessários algoritmos que processem dados de modo incremental. Esse pré-requisito motiva o estudo de algoritmos para detecção de mudanças da área de Mineração em Fluxos Contínuos de Dados. Entretanto, algumas das características dos algoritmos disponíveis na literatura inviabilizam sua aplicação direta ao problema de detecção de mudança em jogos. Visando contornar essas dificuldades, esta tese propõe duas novas abordagens para detecção de mudanças de comportamento. A primeira abordagem é baseada em um algoritmo incremental de agrupamento e detecção de novidades que é independente do número e formato dos grupos presentes nos dados e que utiliza um mecanismo de janela deslizante para detecção de mudanças decomportamento. A segunda abordagem, por outro lado, é baseada na comparação de janelas de tempo consecutivas utilizando espectrogramas gerados a partir dos dados contidos em cada janela. Os resultados experimentais utilizando simulações e dados de jogos comerciais indicam a aplicabilidade dos algoritmos propostos na tarefa de detecção de mudanças de comportamento de um jogador, assim como mostram sua vantagem em relação a outros algoritmos para detecção de mudança disponíveis na literatura
  • Imprenta:
  • Data da defesa: 11.07.2013
  • Acesso à fonte
    Como citar
    A citação é gerada automaticamente e pode não estar totalmente de acordo com as normas

    • ABNT

      VALLIM, Rosane Maria Maffei. Mineração de fluxos contínuos de dados para jogos de computador. 2013. Tese (Doutorado) – Universidade de São Paulo, São Carlos, 2013. Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-30082013-101303/. Acesso em: 24 abr. 2024.
    • APA

      Vallim, R. M. M. (2013). Mineração de fluxos contínuos de dados para jogos de computador (Tese (Doutorado). Universidade de São Paulo, São Carlos. Recuperado de http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-30082013-101303/
    • NLM

      Vallim RMM. Mineração de fluxos contínuos de dados para jogos de computador [Internet]. 2013 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-30082013-101303/
    • Vancouver

      Vallim RMM. Mineração de fluxos contínuos de dados para jogos de computador [Internet]. 2013 ;[citado 2024 abr. 24 ] Available from: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/55/55134/tde-30082013-101303/

    Últimas obras dos mesmos autores vinculados com a USP cadastradas na BDPI:

Biblioteca Digital de Produção Intelectual da Universidade de São Paulo     2012 - 2024